Videografia

Esta seção mostrará algumas produções audiovisuais relacionadas à questão ambiental.

A Crise Mundial de Alimentos

Matéria sobre a crise de alimentos que já afeta, em alguma medida, países de todo o mundo.

Comentário: O vídeo explica com clareza e imparcialidade a questao dos subsídios agrícolas, que está associada à crise alimentar.

Os biocombustíveis também sao lembrados no filme, que revela como as políticas de países como os EUA voltadas para essa producao afetam a oferta de alimentos no mundo. Ou seja, mostra como o problema nao sao os biocombustíveis em si, mas a forma como sao levadas à cabo as negociacoes em torno dessa fonte de energia.

Outro ponto abordado no vídeo é o prejuízo causado pelas altas tarifas alfandegárias mantidas pelos países desenvolvidos que, ao agirem de modo protecionista, afetam as exportaçoes dos países em desenvolvimento. No entanto, o a matéria lembra, de forma muito oportuna, que os próprios governos dos países pobres estabeleceram altas tarifas de comércio, impossibilitando o desenvolvimento de um mercado e da produtividade interna.

Mudanças climáticas no Brasil

Reportagem apresentada no programa Fantástico de 12/11/2006 que trata sobre as consequências do aquecimento global para o clima no Brasil.

Comentário: A matéria é boa. No entanto, como acontece em muitas produções da Grande Mídia, não toca em pontos fundamentais, como a participação de grandes empresas na degradação ambiental. Falou-se, durante a matéria, em desmatamento, mas não se explicou que o mesmo ocorre pela pressão agropecuária.

Além disso, o modelo de vida adotado por todos nós – altamente consumista – é a principal razão de toda essa problemática, mas não foi mencionado na reportagem.



Aquecimento Global

Este vídeo expõe uma visão crítica quanto à cobertura feita pela mídia sobre a atual crise ambiental. A produção, de pouco mais de cinco minutos conta com comentários do Ministro Fernando Gabeira e dos jornalistas André Trigueiro e Washington Novaes.

Greenpeace: transgênicos

Crítica à sansão dada pelo Governo Lula ao projeto que libera a produção de alimentos transgênicos no Brasil.

Comentário: Embora o vídeo toque num ponto fundamental, que é a construção de um império dos transgênicos, formado por grandes empresas que já estão patenteando seres vivos para monopolizar a produção de sementes, as críticas são feitas de forma um tanto superficial e apaixonada, o que compromete, em certa medida sua credibilidade e imparcialidade. Em se tratando de uma produção que tem como finalidade criticar ações políticas e econômicas de grandes grupos empresariais, é preciso que os argumentos sejam embasados de forma consistente, para não se dar brechas às respostas retóricas que certamente terão o apoio de parte da Grande Mídia.