Clipping

O meio-ambiente em pauta: dos principais veículos de comunicação do país às publicações da mídia especializada (em julho, devido ao foco da pesquisa, as notícias clipadas se limitarão aos seguintes temas: aquecimento global; mudancas climáticas; biocombustíveis e crise alimentar).

O capital internacional está dominando a agricultura brasileira

Agencia Brasil de Fato, 30/07/08 - Hoje, quase todos os ramos de produção agrícola estão controlados por grupos de empresas oligopolizadas, que se coordenam entre si

Gelo do Ártico está maior que em 2007, diz estudo

Folha On Line, 30/07/08 - O gelo do Ártico não deve repetir neste ano o encolhimento recorde de 2007, mas novas pesquisas sugerem que está ocorrendo uma perda lenta e gradual, segundo especialistas.

Espírito Santo: Mais de 300 pingüins já foram encontrados

Folha On Line, 30/07/08 - Desde o início de julho, os animais foram localizados no litoral capixaba; embora seja um fenômeno natural, a quantidade de pingüins perdidos na costa brasileira vem despertando curiosidade e preocupação nos pesquisadores

Pequim radicaliza e cria novo rodízio para combater poluição; ouça correspondente

Folha On Line, 30/07/08 - A última medida para tentar despoluir a cidade de Pequim, que sediará os Jogos Olímpicos-2008, deve ser anunciada nos próximos dias. O sistema irá permitir que somente os carros com a placa que coincida com o número do dia possam transitar.

Fumaça na China obriga time britânico a usar lentes vermelhas

Folha On Line, 30/07/08 - A idéia é que as lentes ajudem as atletas a focarem os olhos na pequena bola usada na modalidade, em meio ao nevoeiro e à fumaça.

Pequim prepara medidas emergenciais contra poluição

Ambiente Brasil, 30/07/08 - Governo estuda tirar mais de 90% dos carros de circulação depois da intensa névoa que cobriu a cidade.

Gelo do Ártico está maior que em 2007, mas deve diminuir

Ambiente Brasil, 30/07/08 - Atualmente, o gelo do Ártico ocupa cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, está cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados maior do que no final de julho de 2007, mas bem abaixo da média das últimas décadas.

Aves da Europa migram para o norte em sinal de mudança climática

Ambiente Brasil, 30/07/08 - Os cientistas já suspeitavam que haveria essa mudança na abrangência das aves devido ao aquecimento global, atribuído por cientistas da ONU principalmente a causas humanas.

Biodiesel iluminará comunidades amazônicas

Portal do Meio Ambiente, 30/07/08 - O óleo de palmeiras nativas como o do tucumã, uricuri e murumuru permitirá a povoados isolados no interior profundo da Amazônia brasileira dispor de eletricidade, inacessível por meios convencionais.

Poluição do ar foi reduzida, dizem autoridades Pequim

Folha On Line, 29/07/08 - Os ventos fortes contribuíram, nesta terça-feira, para livrar o céu de Pequim da poluição que ameaça os Jogos Olímpicos.

Dois grandes blocos de gelo se desprendem de plataforma no Ártico

Folha On Line, 29/07/08 - Dois imensos blocos de gelo, totalizando quase 20 km², desprenderam-se na semana passada da maior plataforma de gelo do Ártico, informaram nesta terça-feira (29) especialistas canadenses.

Disputa se agrava e clima de pessimismo domina Doha

JB On Line, 29/07/08 - As discordâncias entre os países em desenvolvimento a respeito da proteção a agricultores contra um aumento nas importações agravaram-se ontem, quando países exportadores disseram que não aceitarão nenhuma proposta que contenha tal medida.

Varredura do fundo do mar por icebergs prejudica equilíbrio ecológico

Ambiente Brasil, 29/07/08 - Quando blocos de gelo se desprendem, podem bagunçar ambientes do leito marinho. Condições futuras, com mais icebergs gerados por aquecimento, seriam mais caóticas.

Olimpíadas: plano adicional contra poluição

JB On Line, 29/07/08 - Os céus de Pequim estão tão poluídos que as autoridades consideram medidas de emergência durante os Jogos, que começam dia 8. As restrições de tráfego e fechamento de fábricas não conseguiram melhorar a qualidade do ar.

Greenpeace alerta para qualidade do ar em Pequim

Folha On Line, 28/07/08 - Faltando pouco menos de duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos, os atletas têm razão de estar preocupados com a qualidade do ar, alertou o Greenpeace na apresentação de um relatório sobre o desempenho meio ambiental de Pequim nesta segunda-feira.

Incêndio em Rodes já destruiu 3 mil hectares de florestas

Ambiente Brasil, 28/07/08 - Os fortes ventos dificultam a extinção do fogo, informou hoje a Defesa Civil da Grécia

Aquecimento global faz pingüins chegarem até Salvador (BA)

Ambiente Brasil, 28/07/08 - Animais são levados até o nordeste pelas fortes correntes marinhas e ficam 45 dias no centro de reabilitação antes de serem devolvidos ao mar.


Esfriamento climático gerou explosão da biodiversidade marinha, diz estudo


Folha On Line, 25/07/08 - Pesquisa apresentada na quinta-feira (24) rompe com a idéia de que nesse tempo a Terra estava submetida a um "super efeito estufa".

Fóssil indica que Antártida era mais quente do que é hoje

Folha On Line, 23/07/08 - Descoberta pode causar novas implicações nos estudos da evolução da calota polar e da mudança climática.


Indonésia vem de queimadas florestais, diz Greenpeace


Folha On Line, 23/07/08 - O conselheiro de Assuntos Políticos do Greenpeace para o Sudeste Asiático, Arief Wicaksono, afirmou, nessa quarta-feira (23), que 85% do dióxido de carbono (CO2) emitido pela Indonésia na atmosfera tem origem nas queimadas florestais.

Estudo diz que mudança climática gerou novas espécies na Amazônia

Folha On Line, 23/07/08 - Cientistas brasileiros e norte-americanos afirmam que a mudança climática e as oscilações do nível marinho promoveram há milhares de anos o surgimento de novas espécies animais na região da Amazônia.

Maior parte das emissões de CO2 da Brasil busca acordo de biodiversidade na Rodada Doha

Folha On Line, 22/07/08 - Entre as negociações travadas pela delegação brasileira em Genebra está um acordo em biodiversidade que, segundo estimativas do Itamaraty, poderia render grandes lucros ao país.

Cientista: umidade pode liberar "bomba carbono"

JB On Line, 21/07/08 - As áreas úmidas do mundo, ameaçadas pelo desenvolvimento, desidratação e mudança climática, poderiam liberar uma "bomba de carbono" de aquecimento do planeta se forem destruídos, disseram cientistas do meio ambiente neste domingo.

Etanol feito de lixo será fonte de combustível

JB On Line, 21/07/08 - Dentro de dois anos, será possível produzir etanol a partir de lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, divulgou, ontem, uma empresa britânica.

Empresa britânica anuncia etanol 'feito de lixo'

O Globo On Line, 21/07/08 - Indústria química diz que pode produzir etanol a partir de ixo biodegradável em escala industrial sem afetar produção de alimentos, dentro de dois anos

Ranking: Brasil é o 42º país menos vulnerável a mudanças

O Globo On Line, 21/07/08 - O Brasil é o 42º país menos vulnerável ao impacto das mudanças climáticas, de acordo com um ranking preparado pela consultoria de risco britânica Maplecroft

Destruição dos pantanais agrava o aquecimento global

O Globo On Line, 21/07/08 - Cada vez mais ameaçadas pela ação do homem, as áreas alagadas, naturais sorvedouros de CO2 e metano, podem liberar colossais quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera, agravando os efeitos do aquecimento global.


Empresa britânica anuncia álcool feito de "lixo"

Folha On Line, 21/07/08 - Uma empresa britânica anunciou nesta segunda-feira ter tecnologia para começar a produzir álcool a partir de lixo biodegradável em escala industrial dentro de dois anos.

Amorim volta a criticar postura de países desenvolvidos em negociação agrícola

Ambiente Brasil, 21/07/08 - "O texto de agricultura acabou incorporando todo tipo de exceção e privilégio para acomodar as alegadas dificuldades dos países desenvolvidos", diz.

TV britânica será punida por documentário sobre efeito estufa

Ambiente Brasil, 21/07/08 - Cientistas dizem que suas declarações foram distorcidas pelo documentário 'The Great Global Warming Swindle'.

Cientistas alertam para destruição de pantanais e mangues

Ambiente Brasil, 21/07/08 - Destruição está causando a liberação de grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), o que pode acelerar o aquecimento global.

Rede de Cooperativas coleta óleo de fritura que, depois, vira biodiesel

Ambiente Brasil, 21/07/08 - Confira também: parceria no RS com o setor de Mineração pretende promover recuperação do ambiente natural e ações de educação ambiental.

Brasil vai comprar supercomputador para estudar o clima

Portal do Meio Ambiente, 21/07/08 - O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campinas, o processo de aquisição de um supercomputador para simulações avançadas das mudanças climáticas globais.

Risco da 'bomba carbono'

O Globo On Line, 20/07/08 - Ameaça de sumiço de áreas úmidas do planeta pode provocar liberação de grande quantidade de CO2

Desprendimento de gelo na Antártida afeta a biodiversidade

Ambiente Brasil, 18/07/08 - Desprendimento tem uma estreita ligação com a duração do gelo marinho de inverno

Al Gore desafia os EUA a adotar energia renovável em 10 anos

Ambiente Brasil, 18/07/08 - O aumento nos custos do combustível e problemas de segurança nacional podem tornar viável o investimento.

Município fluminense inaugura serviço de ecotáxis para incentivar transporte alternativo

Ambiente Brasil, 18/07/08 - Trata-se de triciclos usados para transporte público em 29 cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia, que passarão agora a constituir uma atração adicional em Volta Redonda.

Pequim vai instalar câmeras para controlar qualidade do ar

Ambiente Brasil, 18/07/08 - O sistema, que custará 20 milhões de iuanes (US$ 2,9 milhões), estará também presente na Vila Olímpica, em hotéis e em setores destinados à imprensa, onde será possível comprovar a qualidade do ar e da água.

Pesquisadores debatem produção de biocombustível a partir de resíduos

JB On Line, 17/07/08 - Pesquisadores de instituições vinculadas ao Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) estão desenvolvendo biocombustíveis que não entrem em competição com os alimento

Altas temperaturas na Sibéria afetam animais no zoológico

JB On Line, 18/07/08 - As altas temperaturas na Sibéria Central estão afetando os animais nos zoológicos e fazendo com que os tratadores lhes dêem cuidados especiais.

Geleiras do Peru podem sumir em 25 anos

Ambiente Brasil, 17/07/08 - Relatório recente prevê que, em 2025, 70% da população andina vai ter grandes dificuldades de acesso a fontes de água limpa por causa do derretimento das geleiras.

Aquecimento global aumenta risco de pedras nos rins, diz estudo

Ambiente Brasil, 17/07/08 - A desidratação causada pelo aumento das temperaturas aumentaria os riscos.

Plano de combate a queimadas e incêndios florestais de MT terá investimentos de R$ 4,5 milhões

Ambiente Brasil, 17/07/08 - O plano terá como prioridade as 42 Unidades de Conservação estaduais, as áreas de relevante interesse ecológico, bem como as áreas florestais

Grupo de trabalho vai preparar Conferência Internacional sobre Biocombustíveis

Ambiente Brasil, 17/07/08 - De acordo com decreto publicado na quarta-feira (16) no Diário Oficial da União, a conferência está prevista para o período de 17 a 21de novembro.

Com produção em alta, mamona é usada até em fluido para combustível de avião

Ambiente Brasil, 17/07/08 - O composto impede que o combustível congele quando submetido às baixas temperaturas enfrentadas em altitude. A mamona também é usada na fabricação de lentes de contato, batom, espuma para colchões, tintas e adubos.

Junho de 2008 foi um dos mais quentes da história

Ambiente Brasil, 17/07/08 - A média de temperatura do planeta para junho foi de 16 graus Celsius, 0,5 grau mais quente que a média.

Etanol brasileiro é o que mais reduz emissões, diz OCDE

Ambiente Brasil, 17/07/08 - Estudo comparado diz que produto brasileiro contribui para redução de até 90%

Etanol brasileiro é o que mais reduz emissões, diz OCDE

Portal do Meio Ambiente, 17/07/08 - Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que o etanol brasileiro contribui mais na redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa do que os biocombustíveis produzidos nos Estados Unidos e na Europa.


Kofi Anan pede união de esforços contra aquecimento global que põe em risco países como Ilhas Maldivas


Ambiente Brasil, 16/07/08 - O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Anan, propôs a união de governos, empresários e trabalhadores do mundo todo em torno de um grande esforço para amenizar os efeitos do aquecimento global.

Produção de etanol pode ser 38% mais eficiente

O Globo On Line, 15/07/08 - A produção do etanol pode se tornar 38% mais eficiente com o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar na produção do combustível de segunda geração.


Minc quer R$ 600 milhões para reduzir impactos do aquecimento global


Ambiente Brasil, 15/07/08 - O ministro do Meio Ambiente quer que pelo menos 60% dos 10% destinados pela lei do petróleo para o meio ambiente sejam direcionados para ações de mitigação de mudanças climáticas.

Aquecimento global antecipa saída de pesquisadores do Ártico

Ambiente Brasil, 15/07/08 - Na estação Pólo Norte-35 vivem 21 pesquisadores e 2 cães que sairão esta semana, ao invés de no fim de agosto.

Plano sobre Mudanças do Clima começa a receber contribuições setoriais

Ambiente Brasil, 11/07/08 - O Plano deverá ser estruturado com base em quatro eixos: mitigação, vulnerabilidade, impacto e adaptação; pesquisa e desenvolvimento; e capacitação e divulgação.

Sarkozy pede acordo rápido na UE sobre mudança climática

Ambiente Brasil, 11/07/08 - Para o presidente francês, a Europa deve chegar "unida", após aprovar essas medidas, às negociações da ONU pós-Kyoto sobre a redução das emissões.

Brasil e Japão acertam o aumento da cooperação no setor de biocombustíveis

Ambiente Brasil, 10/07/08 - O Brasil é o segundo produtor mundial de etanol à base da cana-de-açúcar, atrás dos Estados Unidos, e Lula promoveu ativamente seu uso em sua participação como convidado da cúpula do G8.

Países ricos e emergentes não fixam metas concretas sobre aquecimento global

Ambiente Brasil, 10/07/08 - Os chefes de Estado e de governo do G8 concordaram em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 50% até 2050, mas também exigiram esforços dos grandes países emergentes para combater o aquecimento global.

Incêndio ensina cientistas sobre efeitos do aquecimento global

Ambiente Brasil, 10/07/08 - Incêndio ensina cientistas sobre efeitos do aquecimento global

Lula quer redução de gases com base em 'dados confiáveis'

Ambiente Brasil, 10/07/08 - Presidente tentou conseguir adesões à proposta apresentando dados da Embrapa sobre emissões dos EUA.

Reunião do G8 no Japão termina sem resultados efetivos

Ambiente Brasil, 10/07/08 - Encontro anual dos países mais ricos termina com superávit de atropelos e acrescenta pouco a debates.

Países ricos têm 'dívida a pagar' por emissões, diz Lula

Ambiente Brasil, 10/07/08 - O presidente voltou a declarar que a Amazônia "não é nenhum santuário da humanidade". Portanto, está sujeita a políticas de desenvolvimento sustentável.

Sarkozy pede acordo rápido na UE sobre mudança climática

Folha On Line, 10/07/08 - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu nesta quinta-feira (10) que a UE (União Européia) alcance um acordo até o final do ano sobre as medidas de economia energética e o combate à mudança climática, a fim de ter armas para pressionar países como China e Índia.

Um terço dos corais sofre risco de extinção por causa de estresse, diz estudo

Folha On Line, 10/07/08 - Segundo estudo da UICN, mudança climátiva provoca estresse em comunidade de corais; um terço deles corre risco de extinção

Mudança climática: Acidez oceânica ameaça corais

Portal do Meio Ambiente, 10/07/08 - Os arrecifes de coral têm de ser ajudados se quisermos que sobrevivam à mudança climática, mas sua sobrevivência depende de importantes reduções nas emissões de dióxido de carbono, alertaram especialistas.

Número de empresas do setor sucroalcooleiro na lista suja deve aumentar, diz ministério

Portal do Meio Ambiente, 10/07/08 - Atualmente com 172 nomes, a Lista Suja do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho deverá ser ampliada. A principal razão é o crescimento do número de fiscalizações em empresas do setor sucroalcooleiro, que continuam submetendo trabalhadores a situação semelhante à escravidão e degradante.

Mudanças ambientais fazem pássaros alterarem rota de migração

O Globo On Line, 09/07/08 - Som dos pássaros é base de pesquisa

Calor faz quantidade de raios na capital de SP subir 60%

Folha On Line, 09/07/08 - Um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a incidência de raios em São Paulo aumentou cerca de 60% nos últimos 50 anos e que isto está relacionado à elevação da temperatura média na cidade no período.

G8 concorda em reduzir emissões de CO2 pela metade em 2050

Folha On Line, 08/07/08 - O G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) reconheceu a necessidade de reduzir em 50% as emissões de CO2 na atmosfera no ano 2050, uma medida para combater a mudança climática. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, cujo país sedia a reunião anual do grupo.

Calor derrete geleira argentina gigante

Folha On Line, 08/07/08 - O aquecimento global é o provável culpado de um espetáculo fora de época na Argentina, onde a geleira Perito Moreno, próxima ao lago Argentino, na região da Patagônia, começou a se romper pela primeira vez durante o inverno.

Bush promete posição construtiva sobre clima na cúpula do G8

O Globo On Line, 07/07/08 - O presidente dos EUA, George W. Bush, prometeu no domingo adotar uma posição construtiva nas conversações sobre o aquecimento global, mas disse que um acordo será impossível se a China e a Índia não concordarem em limitar suas emissões de gases estufa.

Aquecimento global é principal tema da reunião do G8

O Globo On Line, 07/07/08 - A adoção de metas para reduzir as emissões de gases de feito estufa está entre os temas principais da agenda da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G8, grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) que acontece entre segunda e quarta-feira, em Hokkaido, no norte do Japão.

UE e ambientalistas pressionam os Estados Unidos por metas de emissões

O Globo On Line, 07/07/08 - A União Européia e grupos ambientalistas ampliaram, na segunda-feira, a pressão sobre os Estados Unidos para que aceitem a meta de reduzir pela metade até 2050 as suas emissões de gases do efeito estufa, incluindo também metas intermediárias para os países ricos, a serem cumpridas até 2020.

Brasil quer quebrar patente de energia limpa

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - O Brasil quer considerar critérios para licenciamentos compulsórios (quebra de patentes) em situações de emergência ligadas às mudanças climáticas.

Inflação da população de baixa renda tem alta de 1,29% em junho, diz FGV

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - O IPC-C1 (O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1), calculado com base nas despesas de consumo das famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais, teve ligeira desaceleração e subiu 1,29% em junho (contra 1,38% em maio), segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Lula pede produtividade na agricultura familiar para conter crise de alimentos

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a "palavra de ordem é produtividade" e avaliou que o maior destaque do plano 2008 é o programa de financiamento de máquinas voltado aos agricultores familiares.

ONU e Banco Mundial exigem do G8 resultados em combate à crise alimentícia

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, e o presidente do Bird (Banco Mundial), Robert Zoellick, pediram nesta segunda-feira ao G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), reunido para uma cúpula no Japão, "resultados, e não mais promessas", para enfrentar atual a crise dos alimentos.

CE proporá fundo para agricultores de países emergentes

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - A Comissão Européia (CE), braço executivo da União Européia, proporá nesta terça-feira a criação de um fundo de 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,6 bilhão) para ajudar os agricultores dos países em desenvolvimento devido à atual crise alimentícia mundial.

Crise pode deixar 100 milhões na miséria, alertam ONU e Bird

Folha de Sao Paulo, 07/07/08 - A alta dos preços dos alimentos ameaça reverter todos os avanços globais com desenvolvimento e levar 100 milhões de pessoas em todo o mundo para baixo da linha de pobreza.

Bush quer que China e Índia participem da redução de CO2

Ambiente Brasil, 07/07/08 - Europa e Japão querem que o G8 se comprometa em Toyako a reduzir à metade suas emissões de gases poluentes até 2050.

Mudança climática e crise alimentícia serão temais centrais na cúpula do G8

Ambiente Brasil, 07/07/08 - Escalada do preço do petróleo e ajuda à África são outros grandes temas do encontro.

Humanidade tem 7 anos para estabilizar emissões, diz IPCC

Ambiente Brasil, 07/07/08 - segundo seu presidente, estão surgindo provas de que a mudança climática está se acelerando mais do que o previsto.

Japão quer impulsionar negociações do regime de emissões de gases do efeito estufa

POrtal do Meio Ambiente, 07/07/08 - Os novos parâmetros, em debate na Organização das Nações Unidas (ONU), estão entre os temas propostos pelo governo japonês para a reunião anual do G8, que começa hoje (7) na Ilha de Hokkaido

Desafios do G8: metas contra emissões e soluções para crise alimentar

POrtal do Meio Ambiente, 07/07/08 - Países ricos são protagonistas do encontro, mas Brasil é nação chave nas negociações sobre mudanças climáticas.

REAPI afirma que construção barragens agrava problemas ambientais e sociais

POrtal do Meio Ambiente, 07/07/08 - A REAPI afirma que o Governo agiu de forma desonesta com os moradores da região onde está sendo construída a Barragem de Piaus

Biocombustíveis podem ser até piores do que se pensava a princípio

POrtal do Meio Ambiente, 07/07/08 - Um relatório interno do Banco Mundial que vazou para o "Guardian" sustenta que os biocombustíveis talvez sejam responsáveis por até 75% da alta nos preços dos alimentos. Nem os grupos ambientais foram tão longe em suas estimativas.

Humanidade tem 7 anos para estabilizar emissões, diz ONU

POrtal do Meio Ambiente, 07/07/08 - IPCC afirma que 2015 é o limite do planeta para o aumento dos gases que provocam o efeito estufa

Gelo marinho derrete mais cedo no Ártico

Folha de Sao Paulo, 04/07/08 - O gelo marinho está derretendo antes do normal no Ártico neste ano, segundo dados do Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA, e há 50% de chance de o pólo Norte ficar sem gelo no verão.

Projeto vai "desconstruir" a cana atrás de energia verde

Folha de Sao Paulo, 04/07/08 - Três programas científicos anunciados ontem darão R$ 173 milhões até 2013 para armar cientistas brasileiros na guerra da bioenergia.

Consumo é vilão ambiental, diz antropólogo

Folha On Line, 25/06/08 - Para resolver o problema ambiental nº 1 do mundo, a receita do antropólogo Emilio Moran, 61, nascido em Cuba, mas morador dos Estados Unidos desde os 14 anos, chega a ser prosaica. "Temos que aprender a desligar a televisão. Ela é a principal ferramenta do consumismo", afirma o especialista em América Latina, que há mais 30 anos investiga o desenvolvimento humano da Amazônia brasileira.

Antropólogo defende manutenção de área demarcada na Raposa Serra do Sol/RR

Ambiente Brasil, 25/06/08 - Segundo o presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Luiz Roberto Cardoso de Oliveira, os povos Macuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona devem ter espaço suficiente para suas atividades e para o crescimento demográfico.

Minc: 'Boi pirata vai virar churrasco do Fome Zero'

Ambiente Brasil, 25/06/08 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou na terça-feira (23) a apreensão de 3.100 cabeças de gado da Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, no Pará.

Desmatamento na Amazônia em maio cai 26% comparado a 2007

Ambiente Brasil, 25/06/08 - Apesar da queda, índice de maio é 88,5% maior que o de abril; desmatamento no mês passado soma 294 km².

Ibama lança na quinta-feira Guardiões da Amazônia com show gratuito

Ambiente Brasil, 25/06/08 - A campanha visa o combate ao desmatamento por meio da conscientização ambiental da população.

Reciclagem de lâmpadas fluorescentes no Brasil é dificultada por rigidez na legislação sobre transporte do produto

Ambiente Brasil, 25/06/08 - Consumo das compactas cresce regularmente no país e importadores pedem condições para implantar a chamada cadeia reversa.

Regularização fundiária em UCs do Rio de Janeiro: um bom exemplo

Ambiente Brasil, 25/06/08 - Confira também: ONG pede doação de resíduos no RJ; como crescem as florestas brasileiras é debate de evento.

Mexicanos protestam contra mineradora canadense

JB On Line, 23/06/08 - De acordo com a Agência de Notícias Envolverde, ativistas e moradores do Estado mexicano de San Luis Potosí viajaram até Toronto para dizer aos acionistas de uma empresa mineradora canadense que a mina de ouro e prata do Cerro de San Pedro é ilegal e perigosa para o meio ambiente.

Amazônia Legal produz 40% da carne e da soja do país

Folha On-Line, 15/6/2008 - Dados oficiais mostram que, no caso da pecuária, 73% das 74 milhões de cabeças de gado são criadas no bioma Amazônia.

Gás de lixo pode produzir 15% da energia do Brasil

Folha On-Line, 14/6/2008 - O lixo das 300 maiores cidades brasileiras poderia produzir 15% da energia elétrica total consumida no país. A estimativa consta no Plano Decenal de Produção de Energia 2008/2017 e considera todo o lixo recolhido nestes municípios. O documento deveria ser lançado ainda neste mês e está em fase final de elaboração.


Ibama decidirá sobre mudança de Jirau em dois meses


Ambiente Brasil, 13/6/2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou na quinta-feira (12) que o consórcio vencedor do leilão da usina de Jirau, no Rio Madeira, liderado pelo grupo franco-belga Suez, entregou na quarta-feira (11) ao Ibama sua justificativa para deslocar em nove quilômetros a localização da hidrelétrica. Garantiu que entre um e dois meses será dada a resposta do Ibama sobre se a mudança será ou não aceita.

Lobão diz que aliança com ministro do Meio Ambiente é "indestrutível"

Ambiente Brasil, 13/6/2008 - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse na quinta-feira (12) que tem uma aliança “indestrutível” com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “Não há intrigas que nos faça separar. E nós dois juntos cumpriremos as determinações do presidente, de dotar o país de um estoque seguro de energia elétrica para prover o crescimento nacional e o bem-estar do povo brasileiro”, disse Lobão.

ONU discute uso de energia nuclear contra aquecimento global

Ambiente Brasil, 13/6/2008 - A conferência climática da ONU em Bonn discute propostas para ajudar os países em desenvolvimento a construírem usinas nucleares, o que lhes permitiria emitir menos gases do efeito estufa.
Ampliação do metrô é solução para caos

MPF adverte Estado do RJ e Ibama pelos trâmites da polêmica siderúrgica em construção na Baía de Sepetiba (RJ)

Ambiente Brasil, 13/6/2008 - O Ministério Público Federal acaba de advertir o Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre irregularidades no licenciamento ambiental das obras da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA)

Votorantim: uma história de degradação ambiental e social

Portal do Meio Ambiente, 13/6/2008 - Manifesto da Via Campesina denuncia práticas anti-ecológicas e sociais do grupo Votorantim

Entra em vigor resolução sobre poluição por óleo em águas brasileiras

JB On-Line, 12/06/08 - Resolução inova ao determinar que empreendimentos tenham algum recurso próprio para o atendimento a incidentes de poluição por óleo

Amazônia já está "internacionalizada", dizem ONGs

Folha On-Line, 11/06/08 - O debate sobre o futuro da Amazônia já está internacionalizado seja pela importância que ganhou a questão do aquecimento global ou pela atuação de multinacionais na região, dizem ambientalistas entrevistados pela BBC Brasil.

Mangabeira Unger diz que PAS é uma obra coletiva e que não age como ditador

Folha On-Line, 11/06/08 - Ministro diz que é preciso tomar medidas estruturais para o desenvolvimento da Amazônia

Livro registra mudanças de paisagens no continente africano

Folha On-Line, 11/06/08 - Desenvolvimento, crescimento da população, mudanças climáticas e conflitos sociais estão impactando nos recursos naturais da região.

Recife/PE e João Pessoa/PB poderão reciclar CFC

Ambiente Brasil, 11/06/08 - Tecnologia impedirá que gases vazem para atmosfera durante processo de reciclagem

Degelo no Ártico pode agravar aquecimento no interior, diz estudo

Ambiente Brasil, 11/06/08 - Ecossistemas e Infra-estrutura podems er afetados gravemente

Bush acredita em acordo climático até fim de mandato

Ambiente Brasil, 11/06/08 - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na terça-feira (10) que um acordo sobre o combate ao aquecimento global ainda pode ser feito durante seu mandato, que termina no começo de 2009.

Entidades da Bahia acusam governo do Estado de alimentar o “desenvolvimento a qualquer custo”

Ambiente Brasil, 11/06/08 - Rumo da política ambiental preocupa ONGs e instituições civis

Minc promete mudança na Lei de Crimes Ambientais

Ambiente Brasil, 11/06/08 - Ministro convence Lula a baixar decreto contendo alterações

Brasil poderá ter estádios solares para Copa de 2014

POrtal do Meio Ambiente, 11/06/08 - O Brasil já conseguiu vencer a disputa para sediar a Copa de 2014, agora é a vez de especialistas em energia solar conseguirem transformar os estádios em fontes de aproveitamento de uma riqueza ainda desperdiçada pelo país: os raios solares.

Bancos de sementes garantem autonomia a agricultores familiares

POrtal do Meio Ambiente, 11/06/08 - O engenheiro agrônomo Emanoel Dias e o técnico agrícola José Waldir de Sousa Costa, do Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC) - falam sobre a importância da criação de bancos de sementes para assegurar autonomia aos agricultores familiares e para resgatar laços de ajuda mútua nas comunidades onde são implantados.

Cabral inaugura uma das obras mais importantes para a Despoluição da Baía de Guanabara

POrtal do Meio Ambiente, 11/06/08 - O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inaugurou anteontem (09/06) uma das obras mais importantes do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), que é o Sistema de Coleta de Esgotos do Centro do Rio, realizado pela Nova Cedae.


SP e MT lideram venda de terras a estrangeiros

Folha On Line, 08/06/08 - Levantamento inédito do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) revela que o interesse dos estrangeiros por terras no Brasil vai além da Amazônia e abrange todo o país

Minc: Ibama poderá leiloar bens apreendidos em ações de fiscalização de madeira ilegal

O Globo On Line, 08/06/08 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou na manhã deste domingo, durante a cerimônia de posse do novo presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) que, entre as mudanças previstas no decreto que regulamenta da Lei de Crimes Ambientais, está um artigo que dá ao Ibama o poder de leiloar, assim como atualmente faz a Receita Federal, os bens apreendidos durante as operações de fiscalização

Rio das Velhas é o terceiro mais poluído do país

Portal do Meio Ambiente, 07/06/08 - Péssimas notícias para os mineiros marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Rio das Velhas foi apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o terceiro mais poluído do país, atrás apenas do Tietê, em São Paulo, e do Iguaçu, em Curitiba (PR)

Pará discute ICMS ecológico

Portal do Meio Ambiente, 07/06/08 - O governo do Pará programou uma série de atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente e despertar a reflexão sobre o assunto. Um debate sobre o ICMS Ecológico ou “ECO-ICMS” teve início nesta terça-feira (3/6) e se estende pela quarta-feira (4/6), no auditório do Banco Amazonas

ONU lança campanha pelo fim do "vício em carbono"

Folha On Line, 06/06/08 - Coma menos carne de boi e mais verduras, não use escova elétrica para escovar os dentes e desligue seu computador quando não o estiver usando: essas são algumas das recomendações da campanha "Deixe o vício do CO2", lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Mercado de CO2 fica mais rentável e eficiente

Ambiente Brasil, 06/06/08 - Neste ano, começou para valer a contagem do tempo para o cumprimento das metas acordadas no Protocolo de Kyoto. De agora até 2012, os países que se comprometeram em reduzir as emissões de gás carbônico (do chamado Anexo-1), e que ratificaram o acordo, têm de diminuir em 5,2% suas emissões de carbono em relação aos níveis de 1990

Viver na cidade é melhor para o ambiente do que no campo

Ambiente Brasil, 06/06/08 - O desenvolvimento mais compactado das cidades, com paredes divididas e menores distâncias, pode ajudar a reduzir as emissões de carbono por pessoa ou por dólar gasto, explicou ao G1 um dos autores do estudo, Frank Southworth

Dia Mundial do Meio Ambiente pede fim do vício em carbono

Ambiente Brasil, 06/06/08 - A Organização das Nações Unidas (ONU) conclamou o mundo nesta quinta-feira (5) no Dia Mundial do Meio Ambiente, a deixar de lado o vício de produzir dióxido de carbono (CO2), afirmando que todos precisam participar do combate às mudanças climáticas

Fontes domésticas de energia podem reduzir CO2 em 5%

Ambiente Brasil, 04/06/08 - Painéis solares e outras fontes de energia renovável economizariam 30 mi de toneladas de CO2 por ano

Estudo aponta influência política sobre projetos climáticos

Ambiente Brasil, 04/06/08 - Pesquisadores da Universidade de Zurique examinaram mil projetos submetidos ao Conselho Executivo do MDL, todos relativos à redução das emissões de gases do efeito estufa

Países pobres pedem fundo para combate de mudança climática

Ambiente Brasil, 04/06/08 - As nações mais pobres querem ajuda das mais ricas para cortarem suas emissões de gases estufa e para se prepararem para os efeitos da mudança climática

Brasil e Taiwan debatem parcerias e sustentabilidade de “combustíveis verdes”

Ambiente Brasil, 04/06/08 - Potência em termos tecnológicos, Taiwan importa 98% de sua necessidade energética.

Blairo volta a questionar levantamentos

Folha On Line, 04/06/08 - O governador Blairo Maggi (MT) disse que a diferença entre os dados do SAD e as informações do Inpe reforça sua convicção de que a metodologia do órgão federal não é a "mais correta" e "mistura" dados

ONG confirma alta no desmatamento

Folha On Line, 04/06/08 - O SAD, sistema não-governamental de alerta de desmatamento da Amazônia, detectou aumento de 10% na devastação ao comparar os períodos de agosto de 2006 a abril de 2007 com agosto de 2007 a abril deste ano

Integração de sistemas é o novo desafio da sustentabilidade

Ecoagencia, 04/06/08 - Michael Shaw, um dos papas mundiais no assunto, diz que com as tecnologias sustentáveis já disponíveis para água, energia, alimentos, transportes, esgotos e resíduos, a questão agora é integrar tudo nos projetos

Recife e João Pessoa poderão reciclar CFC

Portal do Meio Ambiente, 04/06/08 - As duas capitais receberam máquinas que reciclam gases prejudiciais à camada de ozônio, presentes em ar-condicionado de automóveis

Cetesb interdita lixões em quatro cidades de SP

Folha On Line, 02/06/08 - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) interditou nesta segunda-feira (2) quatro lixões municipais nas cidades de Mongaguá, Itanhaém, Itapecerica da Serra e Araras por operarem em condições "ambientalmente inadequadas"

Inpe: desmatamento na Amazônia atingiu 1.132 km2 em abril

O Globo On LIne, 02/06/08 - O desmatamento continua avançando na Amazônia Legal, com grande tendência de aumento na devastação, segundo informou nesta segunda-feira Gilberto Câmara, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Látex alia geração de renda à conservação ambiental em projeto na Amazônia

Ambiente Brasil, 02/06/08 - Novo ministro, desmatamento, polêmicas, tráfico de madeira são assuntos que estiveram na mídia nas últimas semanas, porém, infelizmente, temas mais positivos em relação à Amazônia não são apresentados à população com tanta freqüência e nem sempre funcionam como referência para o poder público

Lula diz que travará 'guerra necessária' pelo etanol

Ambiente Brasil, 02/06/08 - Ingrediente dominante da agenda internacional recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a defesa do etanol ganhou dramaticidade

PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

Ambiente Brasil, 02/06/08 - Nos primeiros três anos do governo Lula, a região cresceu 22,4%, enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro acumulava crescimento de 10%, segundo cálculo feito pela Folha

Arquivo relata 'roubos' na Amazônia

Ambiente Brasil, 02/06/08 - Há mais de 40 anos o governo brasileiro tenta tomar providências para provar que "a Amazônia tem dono", como afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, preocupado com o interesse estrangeiro sobre a região

Lula nega que Brasil vá plantar cana na Amazônia

Ambiente Brasil, 02/06/08 - Pressionado pela comunidade internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no domingo (1°), em Roma, que o Brasil não vai plantar cana-de-açúcar na região amazônica, como acusam Organizações Não-Governamentais (ONGs) estrangeiras, porque não é necessário

Governo turco decide aderir ao Protocolo de Kyoto

Ambiente Brasil, 02/06/08 - A Turquia se prepara para assinar em breve o Protocolo de Kyoto, depois que o Ministério de Meio Ambiente conseguiu convencer o governo a aderir ao acordo, que tenta reduzir as emissões de CO2 na atmosfera e que, até agora, era rejeitado por Ancara

Quando a mata seca

Portal do Meio Ambiente, 02/06/08 - Quem quiser topar com algum pedaço de floresta no Vale do Rio Paranã, no nordeste goiano, deve se apressar. A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária estuda a região há uma década e avisa que lá o desmatamento avança a dois mil hectares por ano.

A FAVORITA da TV Globo defenderá a monocultura do eucalipto

Portal do Meio Ambiente, 02/06/08 - A próxima novela da TV Globo das 20 horas, "A Favorita", será em defesa da Aracruz celulose, Votorantim e Suzano. Será, obviamente, patrocinada pelas transnacionais da monocultura do eucalipto

Mudança climática vai afetar geração de energia no Nordeste

Folha Online, 02/06/08 - As mudanças climáticas previstas para as próximas décadas prejudicarão mais a produção de energia na região Nordeste. Esta é uma das principais conclusões de um estudo da Coppe/UFRJ, que procura medir o impacto dos efeitos climáticos sobre a produção de energia a partir de fontes renováveis no período de 2071 a 2100

Brasil tem 130 espécies de invertebrados em vias de extinção, diz IBGE

Folha Online, 02/06/08 - O Brasil tem 130 espécies e subespécies de invertebrados ameaçadas de extinção, sendo 96 insetos, segundo um mapa lançado nesta segunda-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Minc diz que dados sobre desmatamento são "preocupantes"

Folha Online, 02/06/08 - O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) considerou nesta segunda-feira "preocupantes" os dados divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que indicam o aumento do desmatamento na floresta Amazônica

Amazônia desmatou área equivalente à cidade do Rio em abril, diz Inpe

Folha Online, 02/06/08 - O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectou que 1.123 km2 da Floresta Amazônica sofreram desmatamento no mês de abril, uma área semelhante à cidade do Rio de Janeiro.

Floresta Amazônica: devastação em abril superou 1.000 Km2

JB Online, 02/06/08 - Floresta Amazônica: devastação em abril superou 1.000 Km2

ZEE fará parte da agenda de planejamento estratégico da Amazônia

JB Online, 02/06/08 - Assunto é um dos principais itens de documento elaborado na reunião de secretários de Planejamento e de Meio Ambiente dos nove estados amazônicos nesta última quinta-feira , em Belém (PA)

Feira dos Agricultores Ecologistas evitou a distribuição de 30 mil sacolas plásticas em Porto Alegre

Ecoagência, 01/06/08 - Campanha será repetida no último sábado de cada mês até setembro. Em outubro, data de aniversário da feira, evento deve ocorrer durante todo o mês

Greenpeace quer ampliação de energias alternativas

JB On-line,31/06/08 - O relatório A Caminho da Sustentabilidade Energética, da Organização Não-Governamental (ONG) Greenpeace, conclui que o Brasil deve investir mais em energias renováveis alternativas, como eólica, solar e em pequenas centrais hidrelétricas

Governo turco decide aderir ao Protocolo de Kyoto

Folha de São Paulo,31/05/08 - A Turquia se prepara para assinar em breve o Protocolo de Kyoto, depois que o Ministério de Meio Ambiente conseguiu convencer o governo a aderir ao acordo, que tenta reduzir as emissões de CO2 na atmosfera e que, até agora, era rejeitado por Ancara.

RJ: Governo do estado quer autorizar construção de mega lixão de 5 mil toneladas dia em cima do Aquífero Piranema em Seropédica

Portal do Meio Ambiente,31/05/08 - Moradores e técnicos rejeitam o projeto poluidor e querem outras alternativas técnológicas e locacionais mais seguras ambientalmente como a reciclagem, coleta seletiva e a geração de energia da biomassa do lixo

R$ 1 bilhão para a recuperação da Amazônia

Portal do Meio Ambiente,31/05/08 - Ministério do Meio Ambiente anunciou, hoje, a liberação de R$ 1 bilhão para a recuperação de áreas destruídas na Amazônia

Minc anuncia R$ 1 bi para quem desmata ilegalmente na Amazônia

Folha de São Paulo,30/05/08 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje que o governo federal vai destinar R$ 1 bilhão para recomposição de reservas legais na Amazônia. Na prática, o governo vai conceder crédito, a juros de 4% ao ano aos produtores que desmataram além do permitido pela legislação e são obrigados a recompor a floresta.

Cientistas criam "nanotoalha de papel" para absorver vazamentos de petróleo

Folha de São Paulo,30/05/08 - Pesquisadores norte-americanos elaboraram uma membrana extremamente fina, com base em nanofios, com capacidade de absorver petróleo em caso de poluição acidental do ambiente. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) um artigo da revista "Nature Nanotechnology"


Apesar das críticas, Brasil ainda aposta no álcool, diz "Guardian"

Ecoagencia, 29/05/08 - Em artigo de página inteira, o diário britânico afirma que "os ambiciosos planos do Brasil de suprir o mundo com álcool de cana-de-açúcar foram suspensos temporariamente com as crescentes críticas ao biocombustível".

Câmara Federal quer levantamentos sistemáticos sobre desmatamento na Mata Atlântica

Ecoagencia, 29/05/08 - Segundo deputado Chinaglia, seria uma “tomografia” das áreas mais prejudicadas, de modo a viabilizar pressão sobre os desmatadores.

SOS Mata Atlântica propõe Plataforma Ambiental aos candidatos

Ecoagencia, 29/05/08 - Documento visa comprometer candidatos a prefeito e vereador com uma Agenda Socioambiental

RJ: Bombeiro quer mais rigor na punição a quem solta balões

Portal do Meio Ambiente, 29/05/08 - Se no ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou entre dois mil e 2.150 incêndios no Grande Rio provocados por balões, em 2008 já são 500 ocorrências.

União quer limite a estrangeiro na Amazônia

Portal do Meio Ambiente, 29/05/08 - O governo federal vai fechar o cerco à "invasão estrangeira" na Amazônia. Até a próxima semana, o Incra terá em mãos uma solução jurídica para dificultar a compra de terras por empresas brasileiras controladas por capital estrangeiro.

Alerta ambiental: diminuem as aves migratórias

Ecoagencia, 28/05/08 - Por causa da perda de habitas e biodiversidade em todo o mundo, está acontecendo uma séria diminuição no número de aves migratórias.

Uma emenda contra a privatização da água no RS

Ecoagencia, 26/05/08 - Sindiágua afirma que Odebrecht estaria assediando prefeituras gaúchas para receber a concessão da exploração dos recursos hídricos.

Especialistas debatem mudanças climáticas mundiais no Rio

JB On-line, 26/05/08 - O Simpósio Internacional "Clima, Conhecimento Local e Vida Cotidiana" - dedicado à compreensão do papel do Tempo e do Clima na vida cotidiana – começou nesta segunda e vai até esta sexta-feira no Rio de Janeiro.

Brasil quer aprofundar debates sobre agrobiodiversidade e florestas

JB On-line, 26/05/08 - O Brasil cobrará mais atenção à agrobiodiversidade e biodiversidade florestal na reunião da 9ª Conferência das Partes (COP-9) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU, que iniciou nesta segunda-feira (19), em Bonn, na Alemanha

Seis transnacionais controlam os alimentos do mundo

Portal do Meio Ambiente, 25/05/08 - “O que está em pauta não é a escassez, mas, sim, a dificuldade de acesso da população pobre à produção de alimentos por falta de renda”, constata Antônio Thomaz Jr., geógrafo, da UNESP, em entrevista concedida à revista IHU On-Line desta semana.

O mundo precisa perceber que a Amazônia tem dono, diz Lula

Folha On-line, 26/05/08 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o povo brasileiro é o dono da Amazônia.

Ministros pedem a líderes do G8 corte de emissões de CO2 até 2050

Folha On-line, 26/05/08 - Os ministros do Meio Ambiente do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e Rússia) pediram nesta segunda-feira aos líderes de seus países que durante a cúpula de julho em Hokkaido (norte do Japão) acertem a redução de pelo menos à metade das emissões de gases poluentes até 2050

Brasil apresenta proposta para conter mudança climática

Folha On-line, 25/05/08 - O Brasil e as outras nações latino-americanas convidadas para a reunião de ministros de Meio Ambiente do G8 (grupos dos sete países mais desenvolvidos e a Rússia) em Kobe, no sudoeste do Japão, mostraram-se dispostos a participar ativamente da luta contra a mudança climática

Deputada convida embaixador americano para explicar "interesse" na Amazônia

Ambiente Brasil, 25/05/08 - O convite nasceu do inconformismo gerado pelo editorial do jornal New York Times da última segunda-feira, segundo o qual “os chefes de Estado de todas as nações deveriam ter poder de mando sobre a região, inclusive decidindo o que fazer dessas terras”.

Inpe contesta declarações de Minc sobre divulgação de números sobre desmatamento

Ambiente Brasil, 25/05/08 - O diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Gilberto Câmara, disse ontem que não será feita divulgação de novos números do desmatamento na próxima segunda-feira, conforme havia declarado o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).


Não há agricultura sem devastação, diz governador de MT


Ambiente Brasil, 25/05/08 - No dia seguinte ao seu encontro com o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), coordenador do PAS (Plano Amazônia Sustentável), o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), no último dia 21, diante de uma platéia formada por políticos e agricultores de Itaúba (600 km de Cuiabá), disse que "não se faz agricultura sem retirar a floresta" e que produtores rurais carregam o estigma de destruidores da natureza, quando, na verdade, são responsáveis pelos alimentos que chegam às grandes cidades.

Lula intervém em discussão entre Minc e Maggi

Ambiente Brasil, 25/05/08 - Em reunião que pretende fazer com os dois, no máximo até terça-feira, dia em que Minc tomará posse, Lula vai pedir que eles suspendam as agressões mútuas

Reciclagem de garrafas PET pode movimentar R$ 200 milhões por ano

Ecoagencia, 25/05/08 - Mais de um mês após a liberação do uso do plástico reciclado de garrafas tipo PET (usadas em refrigerantes) para produção de embalagens de alimentos, nenhuma empresa obteve ainda a licença para trabalhar nesse mercado, que segundo o diretor do Centro de Estudos Socioambientais Pangea, Antonio Bunchast, tem potencial de crescimento para movimentar quase R$ 200 milhões ao ano.

Reação à renúncia "disfarça erros" de Marina Silva, diz "FT"

POrtal do Meio-Ambiente, 21/05/08 - A reação internacional de ambientalistas à renúncia da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, na semana passada, "disfarçou os fracassos" da ministra na defesa da floresta amazônica, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário britânico "Financial Times".

Stephanes defende revisão em limites da região amazônica

Ambiente Brasil, 21/05/08 - O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) defendeu na segunda-feira (19), durante evento que lançou o programa "Território da Cidadania" em Cuiabá, que seja revista a portaria 96, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a lista de municípios incluídos no bioma amazônico - sobre os quais incidirão novas exigências de regularidade ambiental à concessão de crédito na região.

Biocombustíveis ameaçam plantas e animais nativos, diz grupo

Ambiente Brasil, 21/05/08 - Plantas exóticas e de crescimento rápido usadas na fabricação de biocombustíveis podem prejudicar novos hábitats ao expulsar as plantas e animais nativos dali, afirmou nesta terça-feira (20) o relatório de um grupo ambientalista.


Comissão Européia aprova fim dos subsídios ao etanol


Ambiente Brasil, 21/05/08 - A comissária de Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, conseguiu que sua proposta para acabar com a ajuda de 45 euros por hectare plantado fosse aceita pelo braço executivo do bloco.

Brasil é vaiado em conferência ambiental por causa de biocombustíveis

Ambiente Brasil, 21/05/08 - Diplomatas brasileiros que negociam acordos ambientais na 9ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP-9), foram vaiados na terça-feira (20) durante a reunião, que acontece em Bonn, na Alemanha, após votarem contra o “princípio da precaução” na produção dos biocombustíveis.

Indústria farmacêutica é criticada por não dividir lucros com países em desenvolvimento

O Globo On-line, 19/05/08 - O ministro do meio ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, criticou a exploração dos recursos genéticos dos países em desenvolvimento por parte das grandes empresas do mundo industrializado


Minc cria a Guarda Nacional Ambiental


Portal do Meio-Ambiente, 20/05/08 - O futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do PT do Rio de Janeiro, se reuniu em Brasília com o presidente Lula e anunciou a criação de uma Guarda Nacional Ambiental. A posse de Carlos Minc está marcada para terça-feira da semana que vem .

Assentados em área de mata atlântica adotam Sistema Agroflorestal

Portal do Meio-Ambiente, 20/05/08 - Sistema não-convencional de agricultura combina produção com preservação ambiental no maior trecho de mata atlântica contínua do Brasil

Indústria farmacêutica é criticada por não dividir lucros com países em desenvolvimento

O Globo On-line, 20/05/08 - O ministro do meio ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, criticou a exploração dos recursos genéticos dos países em desenvolvimento por parte das grandes empresas do mundo industrializado

Edital selecionará projetos para combate à desertificação

JB On-line, 19/05/08 - A Coordenação de Combate à Desertificação da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente lançou no último dia 12 a segunda edição do Fundo de Apoio a Iniciativas Locais de Combate à Desertificação

Vida na Terra responde a clima quente

Folha On-line, 19/05/08 - Enquanto ursos-polares famintos se canibalizam, o período de migração de pássaros se altera e as geleiras derretem em primaveras precoces.

Dano ambiental consome 6% do PIB global, afirma UE

Folha On-line, 19/05/08 - A destruição da flora e da fauna está custando ao mundo 3,1 trilhões de dólares por ano, cerca 6% da soma do PIB (produto interno bruto) de todos os países, afirma um novo estudo encomendado pela União Européia.

Governo avalia quebra do monopólio da exploração de urânio, diz Tolmasquim

Ambiente Brasil, 19/05/08 - Em dezembro último, parlamentares defenderam a quebra do monopólio da extração de urânio no país.


De quem é a Amazônia, afinal?, diz reportagem do "New York Times"


Ambiente Brasil, 19/05/08 - Ela afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.

Minc quer Forças Armadas em parques e reservas da Amazônia

Ambiente Brasil, 19/05/08 - Ministro indicado se mostra preocupado em desfazer imagem de arrogante. Diz que não é Super-Minc e que Viana é mais preparado.

Apesar de aquecimento, furacões serão menos freqüentes, porém mais intensos

Portal do Meio-Ambiente, 19/05/08 - Uma pesquisa realizada por especialistas americanos prevê que, até o fim do século, furacões e tempestades tropicais serão menos freqüentes, porém de maior intensidade, como resultado das mudanças climáticas.

Encontro Xingu Vivo para Sempre vai debater projetos de hidrelétricas na região

Ecoagencia, 18/05/08 - Na pauta, os projetos hidrelétricos previstos para a região, desde a usina de Belo Monte até as pequenas centrais hidrelétricas.

Taxa de CO2 é a maior em 800 mil anos, diz estudo

Folha On-line, 15/05/08 - Os gases de efeito estufa dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) atingiram os níveis mais altos na atmosfera dos últimos 800 mil anos.

Para agricultores, crise alimentar justifica produção na Amazônia

Folha On-line, 15/05/08 - A crise mundial nos preços dos alimentos virou o mais novo argumento dos produtores que vieram para a Amazônia nos anos 70 e 80 contra a lei que os obriga a manter 80% de suas propriedades com floresta em pé.

Inpe prevê desmatamento na Amazônia maior em 2008

Folha On-line, 15/05/08 - Encarregado de monitorar o ritmo de desmatamento na Amazônia, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) avalia que haverá um aumento na devastação da floresta em 2008, depois de três anos consecutivos de queda na ação das motosserras.

Marina atribui saída a estagnação e nega divergência com Mangabeira no PAS

Folha On-line, 15/05/08 - Ela negou que a nomeação de Mangabeira Unger (Secretário Especial de Assuntos Estratégicos) ao Programa de Amazônia Sustentável tenha motivado saída.

Fixação de hidrogênio pode reduzir fertilizantes

JB On-line, 15/05/08 - A Embrapa lançou um inoculante à base de bactérias fixadoras substituindo o produto tradicional na cana-de-açúcar

Marina nega divergências com Mangabeira Unger

JB On-line, 15/05/08 - Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nega ter deixado o cargo por divergências com o ministro Mangabeira Unger

Câmara aprova área maior para fazendas na Amazônia

Terceiro setor reage à saída de Marina Silva do MMA

Ambiente Brasil, 14/05/08 - Confira também: mas, entre servidores, tem gente saudando a saída de Capobianco; novo ministro, Carlos Minc, gosta de "licenciamento rápido".

Ecoagencia, 14/05/08 - A matéria, criticada por ambientalistas, foi aprovada no mesmo dia em que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu demissão

Líderes católicos dizem que índios são "massacrados" em Roraima e merecem dignidade

Ecoagencia, 14/05/08 - Acusados de manipular os índios, religiosos alegam que crime cometido foi ajudar a promover a dignidade dos indígenas como sujeitos de sua própria história.

Meta de inflação prejudica países pobres

Portal do Meio-Ambiente,14/05/08 - Sistema faz nações aumentarem juro e agrava perdas num momento em que a alta dos alimentos já diminui poder de compra, diz estudo

Marina Silva pede demissão do Meio Ambiente e alega falta de sustentação à política ambiental

Portal do Meio-Ambiente,14/05/08 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou na manhã desta terça (13) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o seu desligamento do cargo em caráter irrevogável. O motivo da demissão, segundo a ministra em carta ao presidente, foi a dificuldade que ela encontrou para prosseguir com a agenda ambiental e a insuficiente 'sustentação política' para as questões do setor.

Após demissão de Marina, Câmara aprova MP que aumenta área para fazendas na Amazônia

Folha On-line, 13/05/08 - Após a confirmação da saída da Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, o plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira a medida provisória 422/2008 que aumenta o limite da área que poder concedida pela União para uso rural, sem processo de licitação, na Amazônia Legal.

Preservação marinha ainda é pouco discutida, afirmam especialistas

Portal do Meio-Ambiente, 12/05/08 -Em Santos, seminário dará voz aos agentes da conservação do ecossistema

Brasil atrasa plano contra aquecimento global

Ambiente Brasil, 12/05/08 - O plano vem sendo prometido desde setembro de 2007, quando Lula anunciou nas Nações Unidas que o país o adotaria.

Índios dizem que terra é deles e que não aceitam conviver mais com arrozeiros

Ambiente Brasil, 12/05/08 - Eles também definem como “mentiras” as acusações dos arrozeiros de que seriam manipulados por padres e ONGs estrangeiras.

Ministra diz que não se pode governar Amazônia só com ações de comando e controle

Ambiente Brasil, 10/05/08 - Em relação ao papel atribuído à Amazônia diante das mudanças climáticas, Marina Silva lembrou que 50% da chuva na região é produzida pela própria floresta, “que presta um serviço ambiental de equilíbrio ao país e ao mundo”.

Brasil pode produzir biocombustível sem comprometer segurança alimentar, diz Marina

Ambiente Brasil, 10/05/08 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (9) que as energias renováveis representam a saída para a “confusão climática” enfrentada pelo planeta e defendeu a produção de biocombustíveis no Brasil.

Ar limpo compromete a Amazônia, diz pesquisador brasileiro

O Globo On-Line, 10/05/08

Comida se torna motivo de radicalização política no mundo e alarma autoridades

O Globo On-Line, 10/05/08 - Fome e miséria voltam a ter destaque no rol de fatores que geram instabilidade política no mundo.

Pouco alimento para tanta terra disponível ainda no Brasil

O Globo On-Line, 10/05/08 - Enquanto a disparada de preços dos alimentos preocupa o mundo, país ainda tem o equivalente a uma França e Alemanha subaproveitado para agricultura

Governo corta juro para atividade madeireira

Folha On-Line, 09/05/08 - O governo vai reduzir pela metade os juros para quem quiser extrair madeira de forma sustentável ou recuperar com mata nativa áreas desmatadas.

Países da América do Sul se reúnem para definir estratégia na Antártida

Folha On-Line, 09/05/08 - O Brasil e mais seis países sul-americanos que desenvolvem estudos no continente antártico vão se reunir na próxima semana para definir estratégias de pesquisas na Antártida.

Estudo mostra que Amazônia terá secas a partir de 2025

Portal do Meio Ambiente, 09/05/08 - Secas como a enfrentada pela floresta amazônica em 2005, considerada uma das piores dos últimos cem anos, poderão passar a ocorrer ano sim, ano não já a partir de 2025 e se tornar a norma para o clima da região de 2060 em diante.

Senado aprova pensão vitalícia para vítimas do Césio 137 em Goiânia

Portal do Meio-Ambiente, 09/05/08 - Valor de R$ 750 mensais vai beneficiar 3 mil pessoas que trabalharam no atendimento às vítimas. Projeto segue para a Câmara.

Pesquisador diz que imprensa brasileira explica mal as mudanças climáticas

Ecoagência, 08/05/08 - Cientista político Guilherme Canela (foto) coordenou pesquisa que analisou a cobertura da imprensa no Brasil sobre o tema.

ONU: etanol adequado deve combater mudança climática

Ambiente Brasil, 07/05/08 - Planos para expandir a produção de biocombustível em muitas partes do mundo estão sendo examinados atentamente após a recente disparada dos preços dos alimentos.


Aquecimento global pode não multiplicar ciclones, mas aumenta sua violência

Ambiente Brasil, 07/05/08 - De acordo com o Instituto de tecnologia de Georgia, em Atlanta, os ciclones de categorias 4 e 5 foram praticamente multiplicados por dois entre os anos 70 e os anos 1990-2004, passando de 50 a 90.

Operação Arco de Fogo será reiniciada

Ecoagência, 06/05/08 - Ação da Polícia Federal tem por objetivo combater o desmatamento ilegal na Amazônia, principalmente no Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Rio de Janeiro quer rever legislação sobre licenciamentos ambientais

Portal do Meio Ambiente, 05/05/08 - O governo do Rio deve enviar à Assembléia Legislativa, até junho deste ano, projeto de lei propondo a revisão dos procedimentos de legislação ambiental no estado, com o objetivo de melhorar e agilizar os processos. Para isso, está sendo preparado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um diagnóstico sobre o setor.

Pesquisadores britânicos conseguem transformar CO2 em gás natural

Folha de São Paulo, 05/05/08 - Uma equipe de pesquisadores britânicos, dirigida pela cientista espanhola Mercedes Maroto-Valer, desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar o dióxido de carbono (CO2), o principal responsável pela mudança climática, em gás natural.

Ação tenta barrar usina termelétrica no Ceará

Folha de São Paulo, 05/05/08 - Uma ação da Defensoria Pública do Ceará tenta barrar, na Justiça, o início das obras de uma usina termelétrica a ser construída no Pecém, litoral cearense (a 60 km de Fortaleza).

Terras indígenas detêm devastação na fronteira

Folha de São Paulo, 04/05/08 - Um novo levantamento mostra que terras indígenas são eficientes em conter o avanço da grilagem e do desmatamento.

Representante da ONU diz que é preciso evitar "resposta precipitada" sobre biocombustíveis

Ecoagência, 01/05/08 - O responsável pelo grupo de crise das Nações Unidas para enfrentar o aumento nos preços dos alimentos, John Holmes, se manifestou na quarta-feira (30) contrário a uma resposta precipitada com relação ao desenvolvimento dos biocombustíveis.

Região do Jalapão ameaçada por soja é rica em vertebrados

Ecoagência, 01/05/08 - Na queda-de-braço entre a conservação da biodiversidade do cerrado e o avanço das monoculturas, o resultado de uma expedição científica feita no Jalapão (TO) dá novos argumentos aos defensores da fauna e da flora.

No Rio de Janeiro, aterro sanitário já contabiliza mais de 50 ações contrárias a sua implantação


Ecoagência, 01/05/08 - Licenciamento de Centro de Tratamento de Resíduos é alvo de protestos da população

Emissões de metano sobem depois de 10 anos de estabilização

Ecoagência, 01/05/08 - Mesmo existindo em quantidade menor que o CO2, o gás metano é 21 vezes mais potente para o aquecimento global.

Desenvolvido catalizador que transforma CO2 em composto químico de uso comercial

O Globo On-Line, 30/04/08 - Uma equipe da Universidade de Newcastle trouxe esperanças ao combate ao efeito-estufa. O professor Michael North, junto a outros pesquisadores desenvolveram um método eficiente de converter dióxido de carbono (CO2) em compostos químicos conhecidos como carbonatos cíclicos, que têm demanda comercial significativa.

Turismo sustentável requer um novo modelo de governança

Envolverde, 30/04/08 - A sustentabilidade dos destinos turísticos depende de uma gestão compartilhada entre o setor privado, o Estado e a comunidade local.

Etanol do Brasil não altera preços dos alimentos, diz FMI

Ambiente Brasil, 30/04/08 - Estudo apresentado pelo Fundo à ONU aponta etanol dos EUA e Europa como responsáveis por parte da inflação.

União Européia estuda limitar importação de biocombustíveis

Ambiente Brasil, 30/04/08 - Uma opção consistiria em aceitar biocombustíveis de países signatários de pelo menos dez tratados internacionais de uma lista de 12.

Especialista diz que Brasil precisa avançar na prevenção aos desastres naturais

Ambiente Brasil, 30/04/08 - “Não basta identificarmos as possíveis áreas de risco, o Brasil precisa saber também o que fazer, e nisso ainda estamos atrasados”, avalia.

Núcleo desenvolve rotor aerodinânico nacional para produzir energia eólica

Portal do Meio-Ambiente, 30/04/08 - O Núcleo de Energias Renováveis da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolve uma tecnologia inteiramente nacional para o rotor aerodinâmico usada em turbinas eólicas, que produzem energia elétrica a partir dos ventos.

Pescados Amaral deve pagar indenização por praticar pesca de arrastão

Ecoagência, 30/04/08 - Ação civil pública que resultou na condenação da empresa pelo Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, foi movida pelo Instituo Sea Shepherd.

Desmate não resolve crise de alimentos, diz Marina Silva

Folha On-Line, 28/04/08 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse na sexta-feira (25) que a "pressão insustentável" sobre os recursos naturais não é resposta à crise mundial dos alimentos. Para Marina, destruir ecossistemas para plantar "só adia a crise por um tempo".

Ambientalista dá nota "insuficiente" para Lula

Folha On-Line, 28/08 - O suíço Frank Guggenheim, 58, atual diretor-executivo do Greenpeace Brasil, vai deixar o posto para atuar como médico na Amazônia.

Relator da ONU pede suspensão "total" dos biocombustíveis

Ecoagência, 28/08 - Manifestação de Jean Ziegler foi na reunião com 27 dirigentes e organizações da ONU sobre a crise dos alimentos.

UE faz acordo com a China para desenvolvimento sustentável

Folha On-Line, 25/04/08 - O presidente da Comissão Européia --órgão executivo da UE (União Européia)--, José Manuel Durão Barroso, anunciou em Pequim a assinatura de vários projetos científicos com a China, centrados no desenvolvimento de energias limpas e no desenvolvimento sustentável.

Desmatar é remédio para crise da comida, diz governador de MT

Folha On-Line, 25/04/08 - O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT), defendeu o direito ao desmatamento --desde que não o ilegal-- como um mecanismo "inevitável" para enfrentar a crise global de alimentos, revela reportagem de Rodrigo Vargas publicada na Folha desta sexta (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Maior geleira neo-zelandesa desaparecerá em 20 anos

JB On-Line, 24/08 - Maior geleira da Nova Zelândia vai desaparer em duas décadas por causa da mudança climática

Conselho vai propor políticas para lidar com mudanças climáticas

Portal do Meio-Ambiente, 24/08 - Propor políticas e estratégias para lidar com as mudanças climáticas é um das funções do Conselho Diretor da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais , ligado ao ministério da Ciência e Tecnologia.


Temperatura mundial bate recorde para o mês de março


Portal do Meio-Ambiente, 24/04/08 - A Terra continua com febre. O mês passado foi o março mais quente já registrado na superfície sólida do planeta, e o segundo com as temperaturas mais elevadas na média global.

Lixo eletrônico será de responsabilidade do fabricante

Portal do Meio-Ambiente, 24/04/08 - A indústria brasileira de eletrônicos começa a se preparar para uma nova era, com a mudança de conceitos sobre o destino dos produtos fabricados.


Ataque de besouro transforma floresta em fonte de gás carbônico


Folha On-Line, 24/04/08 - Pode um besouro menor que um grão de arroz ajudar a alterar o clima do planeta? Cientistas canadenses dizem que sim.

Ameaça da mudança climática para segurança é subestimada, diz relatório

Folha On-Line, 24/04/08 - A reação internacional à ameaça representada pelo aquecimento global para a segurança mundial é "lenta e insuficiente", afirmam pesquisadores britânicos em um relatório divulgado nesta quarta-feira (23).

Área protegida em SP vai restringir pesca de arrasto

Folha On-Line, 24/04/08 - O Estado de São Paulo deve proibir a pesca de arrasto de parelha (uso de rede presa a dois barcos) perto da costa.


Especialistas advertem sobre etanol no Dia da Terra


JB On-Line, 24/04/08 - Plantas comestíveis para a produção de combustível "causam danos ambientais e contribui para crise dos alimentos"

Desmatamento na Amazônia cai 80% em relação a fevereiro

Jornal da Ciência, 23/04/08 - Área desmatada em março foi de 145,7 quilômetros quadrados, de acordo com o Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter)

Perdas na biodiversidade podem deixar o homem sem medicamentos

JB On-Line, 23/04/08 - O mundo corre o risco de acabar com vários antibióticos e remédios se não evitar a rápida extinção de milhares de espécies de animais e plantas, advertem especialistas

China é maior emissor de gases poluentes, diz estudo

Jornal do Meio Ambiente, 18/04/08 - A China já superou os Estados Unidos e é atualmente a maior emissora de gases causadores do efeito estufa, segundo um estudo da Universidade da Califórnia que será oficialmente publicado em maio.

No Dia da Terra, ambientalistas advertem sobre etanol

JB On-Line, 22/08 - Plantas comestíveis para a produção de combustível "causam danos ambientais e contribui para crise dos alimentos"

Ativistas fazem greve de fome devido à caça de focas no Canadá

Jornal Meio-Ambiente, 18/04/08 - Ativistas contrários à caça de focas no litoral atlântico canadense começaram nesta terça-feira uma greve de fome depois que as autoridades do país capturaram no sábado seu barco e detiveram vários tripulantes.

Novos estudos revêem efeitos do aquecimento global Folha de São Paulo, 18/04/08 - Efeitos previstos do aquecimento global podem não ser tão catastróficos quanto os cientistas imaginavam

Celso Amorim pede que FMI combata subsídios agrícolas, e não bioenergia

Folha de São Paulo, 18/04/08 - Diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse que biocombustíveis de produtos alimentares é problema "moral". Ministro Celso Amorim criticou a declaração.


Fumaça provocada por queimadas ilegais na Argentina invade Buenos Aires


O Globo On-Line, 18/04/08 - Uma nuvem de fumaça gerada por queimadas ilegais na Argentina invadiu a cidade de Buenos Aires, provocando transtornos no trânsito e ameaçando a saúde de milhares de pessoas.

Novo programa contra desmatamento terá fundo para o manejo sustentável na Amazônia

Portal do Meio-Ambiente, 18/04/08 - O governo federal pretende utilizar o conceito de crédito de carbono - referente a emissões de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas - para receber fundos pelo desmatamento evitado


ONU: agricultura industrial não resolve fome, pobreza e aquecimento global


Ecoagência, 16/04/08 - Relatório critica a excessiva industrialização e os transgênicos, e defende uma revolução agro-ecológica no mundo para produzir mais e melhores alimentos.

Compensação de emissões com árvores requer atenção

Portal do Meio-Ambiente, 16/04/08 - O plantio de árvores para neutralizar a emissão de CO2 de empresas ou eventos tem sido uma ferramenta de Marketing tão forte que faz com que muitos consumidores percam a visão da importância dessa iniciativa.

Terremoto de 5,5 graus na escala Richter atinge ilhas Fiji

JB On-Line, 15/04/08 - Um terremoto de 5,5 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiu nesta terça-feira as ilhas Fiji no Pacífico Sul, sem deixar vítimas ou causar danos materiais e sem risco de tsunami.

Especialistas baixam nível de alerta de vulcão colombiano

JB On-Line, 15/04/08 - As autoridades vulcanológicas da Colômbia reduziram nesta terça-feira de vermelho para laranja o nível de alerta sobre o vulcão Nevado del Huila, que, por volta de meia-noite da segunda-feira (hora local), registrou vários movimentos sísmicos e de erupção de gases e cinzas.

Nível dos oceanos aumentará 1,5m até 2100, dizem cientistas

JB On-Line, 16/04/08 - Derretimento de geleiras, o desaparecimento de placas de gelo e o aquecimento das águas podem fazer com que o nível dos oceanos subam até 1,5m até o final do século

Fórum Global reúne cadeia de produção da soja

WWF Brasil, 14/04/08 - terceira conferência do Fórum Global da Soja Responsável (RTRS, em inglês) acontece nos dias 23 e 24 de abril, em Buenos Aires, com o tema: “Comida, Ração e Combustível para o Futuro”.

Deputados cobram menos promessas e mais ação da ministra Marina Silva

Ambiente Brasil, 14/04/08 - Na Audiência Pública que discutiu causas e soluções em relação ao desmatamento na Amazônia, realizada na quarta-feira (9), em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi criticada pelos parlamentares presentes ao debate, que cobraram menos promessas e mais ação do Governo.

Países se encontram em Paris para discussão "informal" sobre clima

Folha On-Line, 14/04/08 - As 16 principais economias do planeta reúnem-se nesta semana em Paris para prosseguir com um diálogo informal lançado pelos Estados Unidos para discutir o problema da mudança climática.

Álcool do Brasil é mais eficaz e menos poluente, diz Bird

Folha On-Line, 14/04/08 - O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, afirmou que o programa de biocombustíveis do Brasil, baseado na cana-de-açúcar, oferece "mais eficiência e mais benefícios em termos de emissões de gases poluentes'' em relação aos de outros países.

ONU critica forma de produção de agrocombustível

Ecoagência, 14/04/08 - Avanço do agrocombustível influenciou aumento dos preços dos alimentos, o que pode representar a perda de uma década de esforços no combate à fome.

Inpe registra 552 pontos de alerta de desmatamento na Amazônia durante o verão

Portal do Meio-Ambiente, 14/04/08 - diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, disse que o órgão registrou 552 pontos de alerta de desmatamento na Amazônia em janeiro e fevereiro deste ano

Biocombustíveis são tão inviáveis quanto extração de petróleo, diz ativista

Ambiente Brasil, 12/04/08 - Segundo representante da ong Programa Cone Sul Sustentável, Pablo Bertina, a corrida dos países latino-americanos em busca da expansão dos biocombustíveis é “correr atrás de algo que é impossível de se alcançar”.

Aquecimento provoca 'tsunami' em rio no Chile, diz cientista

Ambiente Brasil, 12/04/08 - Aquecimento provoca 'tsunami' em rio no Chile, diz cientista

Cana-de-açúcar invade zona biodiversa do cerrado

Folha de São Paulo, 12/04/08 - Um total de 142 mil hectares de cerrado -o equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo- considerados prioritários para abrigar unidades de conservação foram transformados em canavial na safra 2006/2007

Desmatamento no Canadá pode criar "bomba de carbono", diz Greenpeace

Folha de São Paulo, 11/04/08 - A organização ambientalista Greenpeace alertou na quinta-feira (10) que o corte ilegal de árvores nas florestas boreais canadenses pode criar uma "bomba de CO2", com a emissão de até 186 bilhões de toneladas desse gás.

Pesquisa destaca que a capacidade de reciclagem das florestas tropicais equilibra as emissões de orgânicos voláteis

Portal do Meio-Ambiente, 11/04/08 - Poluição verde? As florestas tropicais liberam enormes quantidades de hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis, que têm papel importante para atrair insetos polinizadores e repelir herbívoros. Entretanto, esses compostos são os mesmos que dominam as emissões globais de gases danosos à camada de ozônio.

Parlamentares querem ‘Reforma Tributária Ecológica’

Portal do Meio-Ambiente, 11/04/08 - Frente Parlamentar Ambientalista - grupo de pressão no Congresso - tenta incluir incentivos à preservação ambiental na reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados (PEC 233/08).

Ministro defende recuperação menor de floresta na Amazônia

Folha de São Paulo, 10/04/08 - Os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Reinhold Stephanes (Agricultura) expuseram na quarta-feira (9), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o racha do governo na definição das medidas de combate ao desmatamento na Amazônia e punição aos infratores.

Grupo Votorantim causa desastre ecológico em Minas Gerais!

Portal do Meio-Ambiente, 10/04/08 - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) assinaram um convênio para monitorar a qualidade da água no rio Paraíba do Sul por meio de cinco plataformas de coleta de dados (PCDs). O sistema é operado por satélites.

Brasil e Indonésia lideram ranking de desmatamento

Folha de São Paulo, 9/4/2008 - O secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, afirmou nesta quarta-feira (9), em Budapeste, que se as economias da China e da Índia continuarem crescendo no elevado ritmo dos últimos anos, será praticamente impossível evitar o nível crítico de aquecimento global.

Inpe vai mapear queimada na Amazônia

Folha de São Paulo, 09/04/08 - Governo e pesquisadores estão iniciando um esforço para mapear um tipo de dano à floresta amazônica que tem recebido menos atenção que o desmatamento, mas que pode ter se tornado um protagonista da devastação: o fogo.

Brasil e Indonésia lideram ranking de desmatamento

Portal do Meio-Ambiente, 9/4/2008 - O relatório Global Monitoring Report, realizado pelo Banco Mundial (Bird) e divulgado nesta terça-feira, afirma que a maior parte do desmatamento mundial vem se dando no Brasil e na Indonésia.

O Rio Uruguai pede SOCORRO!!!

Portal do Meio-Ambiente, 9/4/2008 - A ONG argentina Trans Fronteriza acusa o Brasil de ser o maior responsável pela poluição do rio que abastece três países.

Manifesto dos pescadores e movimentos sociais indignados com a privatização de 160 hectares no mar

Portal do Meio Ambiente, 08/04/08 - Pescadores artesanais e organizações sociais foram surpreendidos na reunião do CONAPE - Conselho Nacional de Pesca - com a informação de que uma área de 160 hectares localizada a cerca de 25 km da praia de Boa Viagem em Recife-PE foi privatizada pela SEAP

Amazônia tem o maior potencial para atenuar mudança climática, diz estudo

Folha de São Paulo, 07/04/08 - A floresta amazônica é a região que, globalmente, representa o maior potencial para atenuar a mudança climática por meio da redução das emissões de dióxido de carbono, segundo estudo publicado em uma edição especial da revista britânica "Royal Society".

Carbono pode gerar US$ 100 mi por ano

Portal do Meio-Ambiente, 07/04/2008 - O potencial econômico da venda de créditos de carbono das 34 unidades de conservação do Amazonas pode chegar a US$ 100 milhões de dólares, por ano, segundo dados da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) disponíveis no site da organização. Os créditos de carbono são certificados e emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases.

Sem coleta seletiva, reciclagem pode fazer mais mal do que bem

Ambiente Brasil, 07/04/2008 - Gasto para limpar material tirado de lixão não compensa. Especialista recomenda separação do lixo na fonte.

Ambientalistas criticam conceito de desenvolvimento sustentado

Ambiente Brasil, 07/04/2008 - Segundo professora, o que se pratica hoje é o conceito de "desenvolvimento a qualquer custo", por imposição da força econômica.

Aliança internacional unirá povos da floresta de todo o mundo

Ecoagência, 06/04/2008 - Aliança seguirá os moldes da que já existe no Brasil há vinte anos e que reúne indígenas, extrativistas e ribeirinhos e que foi inspirada na luta do líder Chico Mendes

Pequenas ilhas já se preparam para efeitos das mudanças climáticas

Ecoagência, 05/04/08 - O aceleramento do aquecimento global criará um novo tipo de refugiados: aqueles que fugirão de seus países pelo fato de suas casas serem invadidas pela água do mar

G8 e convidados discutem criação de fundo contra mudança climática

JB On-Line, 05/04/2008 - Objetivo é unificar os diversos fundos já existentes

Desmatamento na Amazônia se mantém em alta

Folha de São Paulo, 04/04/08 - Apesar das chuvas, nível de desmatamento não foi reduzido

Temperaturas globais serão mais baixas em 2008 , diz ONU

O Globo On-Line, 04/04/2008 - As temperaturas globais este ano serão mais baixas do que em 2007 devido aos efeitos do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, afirmam metereologistas da ONU.

Inpe registra avanço do desmatamento na Amazônia em fevereiro
Ecoagência, 4/4/2008 - Área desmatada no período é 13,45% maior do que a registrada em janeiro desse ano.

Marina defende "bolsa-floresta" para agricultores

Portal do Meio Ambiente, 4/4/2008 - Segundo ministra do Meio Ambiente, projeto compensaria produtores pelos serviços prestados pela floresta em pé

Estudo derruba ligação entre raios solares e aquecimento global

O Globo On-Line, 03/04/08 - Cientistas britânicos produziram novas e convincentes provas de que a mudança climática atual não é causada por mudanças na atividade solar.

Meio Ambiente discute incentivos à indústria madeireira

Portal do meio-Ambiente, 3/4/2008 - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reuniu nesta quarta-feira (2/4) e pode analisar, entre outras propostas, o Projeto de Lei 2316/07, do deputado Carlito Merss (PT-SC), que cria uma política de incentivo à indústria de transformação da madeira.

Relatório das Nações Unidas defende pagamento por serviços ambientais

Portal do Meio-Ambiente, 3/4/2008 - O crescimento da demanda por alimentos e biocombustíveis irá pressionar cada vez mais a agricultura e o pagamento dos serviços ambientais do setor poderá ser a garantia de práticas sustentáveis.

Debates sobre mudança climática em Bangcoc são marcados por nervosismo

Ambiente Brasil, 03/04/08 - Apesar das dúvidas quanto ao compromisso de todas as nações quanto à redução de emissões de CO2, secretário-executivo da Convenção do Clima diz estar animado com as negociações

Operação Arco de fogo aplica R$ 31,3 milhões em multas em três Estados

Ambiente Brasil, 03/04/2008 - Maioria das multas foi aplicada em madeireiras. 11 pessoas foram presas.

Transposição inaugura guerra pela água no Brasil, diz cientista

Uniambiente, 02/04/08 - Projeto da transposição: o panorama da guerra pela água, que vai enfraquecer ainda mais o "Rio da Unidade Nacional" sob o pretexto de resolver o "problema da seca" no Semi-Árido

Fórum: sociedade consumista não dura mais que 20 anos

JB On-Line, 02/04/08 - O editor da revista científica britânica Ecologist, Peter Bunyard, alertou hoje em Caracas durante um fórum sobre mudança climática que as sociedades "industrializadas e consumistas durarão no máximo 20 anos".

Energia nuclear não é viável no Brasil, diz Greenpeace

JB On-Line, 02/04/08 - A coordenadora da campanha antinuclear da Organização Não-Governamental (ONG) ambientalista Greenpeace, Beatriz Carvalho, disse que a opção de energia nuclear não tem viabilidade no Brasil.

Situação da economia mundial pesa nas negociações climáticas

Ambiente Brasil, 02/04/08 - As lentas negociações sobre a maneira de se combater o aquecimento global ficam mais complicadas à medida que as preocupações aumentam com a diminuição do ritmo da economia mundial, lamentaram os grupos de ambientalistas e alguns especialistas durante a nova rodada de negociações sobre as mudanças climática realizada em Bangcoc.

Céticos admitem aquecimento do clima, mas negam que seja problema

Ambiente Brasil, 02/04/08 - Os céticos do clima estão mudando o discurso. Confrontados com um virtual consenso de que o aquecimento global é real e é causado por atividades humanas, eles deixaram de negar a existência do problema - mas afirmam que não há motivo para preocupação.

Governo Federal lança o PAG - Plano de Aceleração da Grilagem

Portal do Meio Ambiente, 2/4/2008 - Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Lula autoriza a legalização de áreas públicas invadidas na Amazônia.

Meio ambiente está entre as 10 maiores áreas de investimentos das empresas

Portal do Meio-Ambiente, 02/04/2008 - As crescentes preocupações com o meio ambiente têm sido classificadas pelas empresas entre as 10 maiores áreas estratégicas de atuação, informa um relatório publicado pela consultoria Ernst & Young.

Povos da floresta querem ter voz ativa no debate sobre clima


Ecoagência, 01/04/08 - Líderes florestais de 13 países e especialistas estão reunidos até sexta-feira (4) em workshop na cidade de Manaus.

O que está acontecendo?

Ecoagência, 01/04/08 - É preocupante o nível de contaminação em muitas regiões do Uruguai provocado por herbicidas, fungicidas, inseticidas e outros produtos químicos

Monitoramento na Amazônia comprova: moratória da soja deu resultado

Greenpeace Brasil, 31/03/08 - Apesar do aumento do desmatamento na região, não houve plantio do grão nas áreas. O levantamento áereo e de campo foi feito com dados do INPE.

Cooperação internacional promove manejo florestal na Amazônia

Portal do Meio-Ambiente, 31/03/08 - Governo francês pretende investir R$ 3,8 milhões no combate ao desmatamento na Amazônia por meio de projeto de manejo sustentável

Rodovia fantasma ressuscita na Amazônia

Envolverde, 31/03/2008 - A decisão do governo brasileiro de recuperar uma estrada de quase 900 quilômetros em meio à selva amazônica reabriu uma acalorada discussão ambiental.

Jornalismo em defesa do verde

Jornalismo Ambiental - Brasil, 31/03/08 - Tsunami, Protocolo de Quioto, superaquecimento do planeta, racionamento de energia e de água, rodízio de veículos. Poucas vezes na história do Brasil vimos tanto a presença do meio ambiente em nossas mídias.

Milho transgênico é banido da Romênia por falta de segurança

Ecoagência, 29/03/08 - Em nova derrota da Monsanto, governo romeno não permitirá cultivo da mesma variedade de milho aprovada pela CTNBio no Brasil.

Europa cria fundo de investimento contra mudanças climáticas

Ambiente Brasil, 29/03/08 - 80 milhões de euros já foram aplicados para financiar projetos que permitam maior eficiência energética

Países não chegam a acordo sobre adoção de legislação global

Portal do Meio Ambiente, 29/3/2008 - Nações continuam a não se entender quanto à adoção de um acordo global sobre os transgênicos

Almanaque Socioambiental faz radiografia completa da situação do meio ambiente

Portal do Meio Ambiente, 29/3/2008 - Publicação do Instituto Socioambiental foi relançada durante o Seminário 'Gestão Sustentável nos Municípios'.

MP do Pará pede prisão de grupo que promovia desmatamento em Tailândia

Portal do Meio-Ambiente, 28/3/2008 - Homens contratados por madeireiras exploravam área de fazenda de preservação

Minc: Aterro de Gramacho está à beira de um desastre ambiental

O Globo On-Line, 28/03/08 - Segundo secretário, tempo de vida útil do terreno já acabou

Ubatuba discute Angra 3 e a retomada do Programa Nuclear Brasileiro

Greenpeace Brasil, 27/03/08 - Essa será a última audiência pública da série realizada esta semana para debater o licenciamento ambiental da usina nuclear. Outras audiências foram realizadas em Angra dos Reis e Paraty (RJ).

Programa destina R$ 500 mil para criação de reservas particulares na Mata Atlântica

Ecoagência, 26/03/08 - Proprietários de Terra dos estados de SC, PR, BA, ES, MG, RJ e SP poderão se inscrever no Programa

Empresas superestimam captura de CO2, diz estudo

Portal do Meio-Ambiente, 26/3/2008 - Novos dados de campo contabilizados por uma equipe do Instituto Florestal – IF de São Paulo lançam mais peso sobre a desequilibrada balança dos processos de neutralização de carbono.

Aquecimento global ameaça plataforma na Antártica

Portal do Meio-Ambiente, 26/03/08 - Bloco de gelo da Antártica com área quatro vezes superior a da cidade de Paris começou a se derreter

Pedaço de plataforma de gelo da Antártica desprende-se


JB On-Line, 26/03/08 - Região apresenta um dos processos mais acelerados de aquecimento no mundo

Milhões sob ameaça e governos agendam mais conversas em Bangcoc

Greenpeace Brasil, 26/03/08 - Relatório do Greenpeace revela detalhes do impacto das mudanças climáticas sobre a vida das populações do Sudeste Asiático.

Austrália: risco de extinção em massa

O Globo On-Line, 25/03/08 - Espécies animais da Austrália poderão desaparecer nas próximas décadas

Compostagem pode se transformar em adubo e virar crédito de carbono

Portal do Meio-Ambiente, 25/3/2008 - Professores da Unesp de Bauru está há cinco meses realizando um estudo preliminar para reaproveitar os resíduos sólidos urbanos gerados em Lençóis Paulista e transformá-los em adubo.

Audiência pública discute hoje licenciamento ambiental para Angra 3

Portal do Meio-Ambiente, 25/03/08 - Objetivo é discutir o licenciamento da Usina Nuclear Angra 3 com sociedade civil

Enxurrada de críticas contra represa binacional

Ribeirinho da Terra do Meio ameaçado de morte pede proteção em Brasília

Uniambiente, 24/03/08 - O decreto de criação da Reserva Extrativista do Médio Xingu, no Pará,. está na Casa Civil da Presidência da República desde maio do ano passado. A demora no processo de criação tem colocado em risco a vida dos moradores da Resex, que sofrem ameaças feitas por grileiros e fazendeiros, que insistentemente ocupam a região com gado, promovendo desmatamentos e gerando insegurança entre os moradores.

Ecoagência, 24/03/08 - Ecologistas do Brasil e da Argentina alertam para os danos no Rio Uruguai que podem ser causados pela projetada represa de Garabi.

Rio ganha central de regeneração de gases CFCs

O Globo Online, 19/03/08 - Eles serão extraídos de produtos defeituosos ou abandonados, tratados e recolocados no mercado, para evitar emissões na camada de ozônio

Mudanças do clima, mudanças no campo

Greenpeace Brasil, 17/03/08 - Novo relatório do Greenpeace mostra o papel da agricultura nas mudanças climáticas e o que se pode fazer para reduzir suas emissões de CO2.

Transporte supera a indústria nas emissões de CO2 em São Paulo

Portal do Meio Ambiente, 17/03/2008 - Veículos terrestres e aéreos do estado emitiram 13% mais CO2 que a indústria paulista.

Universidades investem em projetos sustentáveis

JB Online, 16/03/08 - Acadêmicos desenvolvem novas tecnologias, produtos e serviços ecologicamente corretos

União Européia quer plano de combate às mudanças climáticas ainda em 2008

Ecoagência, 16/03/08 - Líderes dos 27 países do bloco afirmam que o grande desafio em 2008 é "obter resultados" concretos em termos de mudanças do clima e geração de energia.

Lei de Crimes Ambientais não põe ninguém atrás das grades

O Globo Online, 16/03/08 - Não há presos condenados exclusivamente por crimes contra o meio ambiente no estado do Rio de Janeiro

Nova linha de crédito para Plano de Despoluição da Baía de Guanabara

JB On-Line, 13/03/08 - Credor do Projeto, Banco Japonês para a Cooperação Internacional só liberará a verba após primeira fase ser concluída

3,4 bilhões de dólares para reduzir emissão de CO2 na Amazônia

Ecoagência, 11/03/08 - Investimento em ações como o combate ao desmatamento ilegal da floresta impediriam que 5 bilhões de toneladas de gás carbônico sejam lançadas na atmosfera.

Governo chinês cria Ministério do Meio-Ambiente

O Globo On-Line, 11/03/08 - Resolução melhora problemas com burocracia e sobreposição de agências governamentais, mas especialistas dizem que apenas
essa manobra não é suficiente


Fórum virtual apresenta experiência na Amazônia peruana que gera renda e protege a biodiversidade


Portal do Meio-Ambiente, 11/03/08 - Com participação e compromisso, moradores colocam em prática uma solução rentável e sustentável contra a devastação da flora e da fauna.

Aquecimento global afetará a segurança mundial

Sidney Rezende, 11/03/08 - Relatório da ONU aponta para conflitos internacionais que, com o aquecimento global, serão intensificados devido à disputa por recursos naturais.


Em Rondônia, governo federal e estado conduzem ações paralelas contra desmatamento


Ecoagência, 08/03/08 - Dificuldade de diálogo entre governos federal e estadual pode prejudicar operações de fiscalização em madeireiras e serrarias no Estado

O maior manguezal do planeta ameaçado pela Vale do Rio doce

Portal do Meio-Ambiente, 07/03/08 - Projeto da siderúrgica prevê construção de porto flutuante no estuário do Rio Amazonas

China faz cerco a empresas poluidoras

Planeta Sustentável, 06/03/08 - Tentando afastar o rótulo de segundo maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, o governo da China se prepara para endurecer o controle ambiental com a criação de mecanismos conhecidos como "taxação verde", que incidiria sobre as empresas poluidoras, e o "comércio verde".

Governo brasileiro não faz acompanhamento completo para entender efeito estufa

O Globo On-Line, 05/03/08 - Levantamento de dados quanto à atuação das florestas na captura de gases poluentes é necessário para ajustamento de políticas públicas à preservação ambiental.

Tecnologias permitem emitir CO2 sem agredir o clima

Portal do Meio-Ambiente, 05/03/2008 - Processos de reaproveitamento de carbono, que evitam seu lançamento à atmosfera, serão peça-chave durante transição do atual modelo energético

Quilombolas conciliam preservação cultural e ambiental no Amapá

Ambientebrasil, 03/03/08 - Comunidade afro-descendente da APA de Curiaú, no Amapá, atrai cada vez mais turistas

Nuvem de veneno: Paraná despeja 4 mil toneladas de veneno por ano no meio-ambiente

Portal do Meio-Ambiente, 01/03/08 - Cifra não contempla, contudo, os agrotóxicos utilizados clandestinamente

CMN aprova exigências ambientais para liberação de crédito rural na Amazônia

Ecoagência, 29/02/08 - Financiamento para a safra 2008/2009 agora passa a ter critérios ambientais. Medida visa restringir o crédito a produtores que desmatam ilegalmente.

BNDES oferecerá R$ 400 milhões a "projeto verde"

Portal do Meio-Ambiente, 28/02/08 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou esta semana a criação do Fundo Brasil Sustentabilidade (FBS), uma linha de crédito voltada exclusivamente para projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) previsto no Protocolo de Kyoto.

Seis empresas disputarão floresta em Rondônia

Folha de S.Paulo, 25/02/08 - Processo para "alugar" a Floresta Nacional de Jamari é o primeiro do gênero no país.

Poluição e pesca atingem 41% dos oceanos

Fauna-Brasil, 25/02/08 - Estudo publicado na revista Science indica que não há mais uma gota de água nos oceanos que não tenha sido afetada de alguma forma pela ação do homem

Meio ambiente e desenvolvimento: um dilema de risco
para o Brasil


EcoAgência, 24/2/08 - Modificação na Constituição Federal que vem sendo gestada no Ministério do Meio Ambiente pode significar retrocesso na área dos licenciamentos.

Na contramão: físico diz que raios cósmicos vão causar resfriamento

Uniambiente, 21/02/08 - A influência de raios cósmicos em fenômenos atmosféricos causará resfriamento global nos próximos anos, diz o físico Yuri Stozhkov, contradizendo as conclusões científicas sobre o aquecimeno global


Criada Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais

Jornal da Ciência, 27/11/07
- Objetivo é gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das alterações no clima do planeta.

As mudanças do jornalismo ambiental - entrevista com Wilson da Costa Bueno

Jornalismo Ambiental - Brasil, 10/11/07 - Apesar de mais qualificado que no passado, jornalismo ambiental ainda engatinha no país, afirma jornalista.