Jornalismo Ambiental

Nesta seção, matérias, reportagens e entrevistas feitas por estudantes da Escola de Comunicação da UFRJ voltadas especificamente para o meio ambiente.


Criado comitê para o desenvolvimento sustentável do delta do rio Paraná


Por João Reis, 26/09/08 - Objetivo é o ordenamento ambiental da região


Projeto de mineradora canadense ameaça Patagônia argentina

Por Joao Reis, 16/09/08 - Empreendimento mineiro poe em risco um dos mais importantes ecossistemas argentinos


A problemática da demarcação da Raposa Serra do Sol

Por João Reis, 18/08/08 - Índios e produtores rurais disputam terras ricas em biodiversidade localizadas em região de fronteira

Expansão da soja na Argentina já provoca desastres ambientais

Por João Reis, 21/07/08 - Mais de 600 mil hectares já foram desmatados devido ao cultivo de soja no país

Início de inverno quente surpreende argentinos

Por João Reis, 14/07/08 - Temperaturas no país estão até 10ºC acima da média.

Destruição da camada de ozônio: um problema varrido para baixo do tapete

Por João Reis, 08/07/08 - Imprensa parece ter esquecido que o buraco na camada de ozônio continua a aumentar

Julho vermelho

Por João Reis, 25/06/08 - Mês de julho marca o início da temporada de queimadas no Brasil

O discurso político e o desvirtuamento das questões socioambientais

Por João Reis, 04/06/08 - Argumentos retóricos e, muitas vezes falaciosos, desviam a atenção da população quanto aos problemas ambientais do país

Muita fala; pouca ação

Por João Reis, 26/05/08 - Em meio a debates incessantes, visões extremistas provocam debates sem fim quanto à crise ambiental

Sistemas agroflorestais: um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável

Por João Reis, 20/05/08 - Combinação de cultivos agrícolas e animais com espécies vegetais nativas possibilita interação econômica e ecológica no campo

A crise alimentar e os biocombustíveis

Por João Reis, 12/05/08 - O cultivo de biocombustíveis em terras férteis merece atenção, mas a alta dos alimentos pelo mundo se deve também a outros fatores, como os subsídios agrícolas europeus e norte-americanos.

Privatização de águas brasileiras: ponto para os empresários, descaso com pescadores artesanais

Por João Reis, 13/04/08 - Área de 160 hectares a 25 km da praia de Boa Viagem, em Recife (PE), foi privatizada, prejudicando o trabalho de pescadores que atuam na região há dezenas de anos.

Recuperação da BR-319: o retrato das políticas de investimento em transporte no Brasil

Por João Reis, 31/03/08 - A preferência pelo modelo de transporte rodoviário, em detrimento do hidro e ferroviário, acaba custando muito aos cofres públicos do Brasil e gera problemas socioambientais graves, como o crescimento desordenado e a emissão de gases de efeito esfufa. Agora, em plena Amazônia, onde há a maior bacia hidrográfica do mundo, o governo pretende recuperar a BR-319, a Transamazônica, o que representa um risco ao ecossistema da região.

O modelo insustentável de agricultura, a superpopulação e a ameaça à vida na Terra

Por João Reis, 19/03/08 - O modelo atual da agricultura, baseado em grandes monoculturas de exportação, é nocivo ao meio-ambiente e pouco abordado pela mídia.

A Baía de Guanabara ainda agoniza

Por João Reis, 13/03/08 - Apesar da implementação do Plano de Despoluição da Baía de Guanabara, iniciado em 1994, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro sofre com a poluição.

Estado contra estados

Por João Reis, 10/03/08 - A operação Arco de Fogo, conduzida pelo MMA, é fundamental na luta contra o desmatamento. Mas o governo Federal deve ter em vista alternativas para os estados que dependem da extração ilegal de madeira.

O Exemplo Chinês

Por João Reis, 06/03/08 - O crescimento da economia chinesa é proporcional à degradação ambiental do país, cuja situação serve de alerta para outras nações emergentes.

Transposição das águas do Rio São Franscico: uma realidade pouco difundida

Por João Reis, 03/03/08- Já em execução, as onerosas e polêmicas obras para a transposição das águas do Velho Chico quase não são abordadas pela mídia.

Mercado e/ou Ciência: salvadores do planeta?

Por João Reis, 11/01/2008 - Estratégias de mercado e ambiciosos projetos científicos se apresentam como possíveis saídas à crise ambiental. Mas há quem os conteste.

Entrevista com Vilmar Berna

Por Bárbara Regina, 07/11/2007 - Em palestra, fundador da REBIA afirma que sobra informação, mas faltam ações ambientais no Brasil.