Resultados

Esta seção reúne textos e dissertações dos integrantes da pesquisa sobre a temática ambiental do Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO) da UFRJ.

Apostila de Comunicação Ambiental

Reunião de textos, entre artigos, resenhas e matérias com enfoque sobre a comunicação e o meio Ambiente, editada pelos bolsistas do PET ECO e utilizada como fonte bibliográfica na disciplina Comunicação Ambiental, ministrada na Escola de Comunicação da UFRJ desde 2007.

* * *
Comunicação Ambiental: uma questão de clareza
Por Sofia Moutinho, da Agência UFRJ de Notícias (Praia Vermelha), agosto de 2008

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) promoveu na tarde desta sexta-feira (8/8) uma mesa temática sobre Comunicação Ambiental que fez parte da II Semana de Integração do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Estudiosos e pesquisadores da área reuniram-se para discutir as bases deste novo campo de investigação científica e refletir sobre suas implicações político-sociais. Leia mais clicando no título.

* * *
A reafirmação da identidade na comunidade pesqueira de Arraial do Cabo (RJ)
Por Rosane Serro, agosto de 2007

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE/UFRJ elaborou, recentemente, um projeto de gestão socioambiental para o ecodesenvolvimento de reserva extrativista marinha de Arraial do Cabo, a fim de possibilitar a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis - tradicionalmente utilizados para a pesca artesanal pela população extrativista -; conforme foi estabelecido pela criação desta área protegida, em 1997, pelo Governo Federal.

O projeto, transdisciplinar, envolve sete linhas de pesquisa (entre elas, a comunicação ambiental, a cargo do Programa da Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ), e deverá, ao fim de dois anos, criar soluções para os diversos conflitos existentes na comunidade pesqueira de Arraial do Cabo, através de um plano estratégico que estabelecerá um arranjo institucional para fortalecer sua dinâmica de funcionamento. Além disso, a COPPE/UFRJ e seus parceiros iniciarão a interlocução com os atores sociais vinculados à Resex-Mar de Arraial do Cabo. (...) Leia o trabalho de Rosane Serro.


* * *
Uma introdução ao estudo de Comunicação Ambiental
Por João Reis e Manuela Andreoni, outubro de 2007

Para se afirmar como forma de saber superior, no século XVII, a ciência, na sociedade ocidental, se propôs a separar a ordem natural da ordem social. Antes, acreditava-se que a ordem natural tinha influência direta sobre a ordem social, ou seja, que os fenômenos naturais determinavam a condição humana, e serviam de modelo de explicação para os homens. Basta reparar na grande quantidade de mitos, lendas e religiões que mencionam fenômenos naturais como representações de uma intervenção divina, sinais de Deuses ou forças metafísicas. Enfim, o bem-estar humano era, de certa forma, associado às relações humanas com a Natureza. (...) Por João Reis e Manuela Andreoni, bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação (PET-ECO) da UFRJ, outubro de 2007. Orientador: Prof. Dr. Mohammed ElHajji (ECO-UFRJ). Leia aqui.

* * *
Em breve, mais resultados da pesquisa, divididos em capítulos.